Home » Destaque Slide Home » 28 de outubro – Dia do Servidor Público

28 de outubro – Dia do Servidor Público

Publicado em 26/10/2018 | Categoria: Destaque Slide Home, Geral

luta 4

Desde o Brasil Império, e, ainda após a Proclamação da República, os agentes de serviço público, como eram chamados, já eram responsáveis por manterem em pleno funcionamento a prestação de serviços à população, como os serviços de saúde, educação e segurança.

O trabalho do servidor público só foi reconhecido em 1939, na Era Vargas, no dia 28 de outubro. Em 1943, a data se tornou feriado e, posteriormente, ponto facultativo nos mais diversos órgãos federativos.

Entretanto, somente com o fim da Ditadura Militar e a conquista da Constituição Federal em 1988, conhecida como Constituição Cidadã, o ingresso no serviço público passou a ser estabelecido através do concurso público.

Portanto, a função de Servidor Público sofreu, ao longo do tempo, diversas modificações e as conquistas democráticas foram fruto de muita luta. Mas, depois de três décadas da Constituição de 1988, ainda existem obstáculos a serem vencidos para que os servidores públicos tenham condições dignas de trabalho para prestar com qualidade cada vez maior seu serviço ao povo brasileiro.

O SINDIBEL representa há 30 anos milhares de servidores públicos de Belo Horizonte. E parabeniza a todos os servidores por manterem vivo o espírito de luta, dedicação, garra, companheirismo e união durante todos esses anos. Espírito esse que se reflete dia após dia na prestação do serviço público da capital mineira.

Neste dia 28 de outubro acontecem as eleições para presidência da república e para o governo de Minas. O SINDIBEL alerta os servidores para se manterem vigilantes e atentos às suas escolhas para elegermos candidatos que valorizem o Servidor Público, preservem os diretos trabalhistas e os direitos humanos e, acima de tudo, respeitem a Democracia.

Viva os Servidores Públicos! Vida longa ao SINDIBEL!