Home » Páginas » Belotur » Atenção, servidores da Belotur! CMBH discute triplicação do orçamento da Belotur em meio à demissões de concursados

Publicado em 06/06/2018 | Categoria: Belotur, Boletins, Destaque Slide Home, Geral, Informa

DSC00305

Em reunião da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal de Belo Horizonte, realizada nesta quarta-feira, dia 06, com a presença do presidente do Sindibel, Israel Arimar de Moura, e de trabalhadores demitidos da Belotur, foi aprovado requerimento, que exige informações sobre o orçamento da empresa. Visto que, o orçamento entre os anos de 2016 a 2017 mais que triplicou, saltando de R$ 154 mil para R$ 509 mil. E, mesmo assim, a PBH anunciou a demissão de empregados públicos concursados.

O Sindicato solicita ainda uma audiência pública para cobrar explicações sobre a demissão em massa, ocorrida na Belotur – sendo que, dos 91 funcionários efetivos, 43 foram demitidos. A demissão destes trabalhadores, alguns com quase 30 anos de casa, não se justifica de forma alguma nem mesmo sob a alegação de redução dos recursos financeiros. Ao mesmo tempo em que anuncia o corte de gastos, o presidente da empresa declara que aumentará de 20 para 30% o valor de gratificação dos cargos de confiança.

O absurdo é tamanho que a direção da empresa não respeitou a legislação trabalhista, demitindo inclusive, os representantes sindicais dos trabalhadores, que possuem estabilidade por efeito de dissídio coletivo. Em denúncias apresentadas ao Sindicato, há relatos que a empresa afirmou, que caso seja acionada a Justiça do Trabalho, irá pagar a multa. Diante disso, o Sindicato vem a público denunciar o ocorrido, informar que o jurídico já está tomando todas as ações cabíveis e manifestar a sua indignação frente às decisões da PBH.