Home » Boletins » CUT e SINDIBEL promovem curso de formação para dirigentes sindicais

CUT e SINDIBEL promovem curso de formação para dirigentes sindicais

Publicado em 26/07/2018 | Categoria: Boletins, Destaque Slide Home, Geral, Informa

WhatsApp Image 2018-07-24 at 09.12.09

IMG_20180613_105313861

Diretores do Sindibel participaram nos dias 24 e 25 de julho do terceiro módulo do curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) com a temática: As transformações ocorridas no mundo do trabalho problematizadas para discutir a organização, formação de base e a comunicação sindical.

Iniciado em maio deste ano, nos encontros anteriores, os dirigentes tiveram a oportunidade de debater como se deu a formação da classe trabalhadora brasileira, a concepção e fundação da Central Única dos Trabalhadores – CUT, dentre outros assuntos. O curso ORSB tem como principais objetivos debater o papel dos sindicatos e sindicalistas; problematizar as transformações no mundo trabalhista; contribuir para a compreensão crítica da formação histórico-social brasileira e das lutas travadas pela classe trabalhadora por liberdade, direitos sociais e democracia no Brasil, e fortalecer a identidade e ações sindicais.

E, neste 3º módulo, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da trajetória do movimento sindical desde o primórdio das organizações dos trabalhadores e fazer a avaliação dos acertos e erros dos principais momentos de enfrentamento da classe trabalhadora na construção da organização e nos principais momentos de luta coletiva em defesa de seus direitos e conquistas.

A diretora de formação e assuntos sindicais e intersindicais do Sindibel e responsável pela organização do curso, Aparecida Viana, que mesmo antes de assumir a pasta em janeiro deste ano, buscou aperfeiçoar os conhecimentos acerca da história da organização da luta dos servidores públicos. A diretora conta ainda com a valiosa assessoria do professor de Formação Sindical da CUT, formado em História com mestrado em Gestão Pública, Emanoel José Sobrinho.

No próximo módulo, os diretores irão aprofundar a metodologia de trabalho de organização da base e representantes locais, tendo como referência o grande educador e pesquisador Paulo Freire.

Sindibel aperfeiçoando a capacidade de fazer história junto aos servidores e empregados públicos na luta da classe trabalhadora!

arte filiação 2018

Faça parte dessa história, filie-se, saiba como pelo telefone 3272-9865 ou email  secretaria@sindibel.com.br  e/ou comunicação@sindibel.com.br .