Home » Páginas » Aposentados » Demandas dos aposentados são debatidas em plenária no SINDIBEL

Demandas dos aposentados são debatidas em plenária no SINDIBEL

Publicado em 19/07/2016 | Categoria: Aposentados, Destaque Slide Home, Geral

DSC07785

Em assembleia realizada na sede do SINDIBEL nesta terça-feira, 19 de julho, os servidores aposentados da Prefeitura de Belo Horizonte debateram a conjuntura política municipal e nacional, que têm apontado perdas para os trabalhadores, e definiram estratégias para reivindicação de demandas da categoria, em especial o reajuste dos aposentados pela média.

O Presidente do SINDIBEL Israel Arimar, na análise de conjuntura apresentada, avaliou a PBH como insensível às dificuldades e demandas dos aposentados. Sob a justificativa de crise, os governos têm retirado direitos e realizado economias à custa dos trabalhadores. Segundo Israel, as propostas de alterações na Previdência tanto nas esferas municipal como nacional irão exigir organização e mobilização dos aposentados para barrar essas decisões.

Sobre o reajuste dos aposentados pela média, Israel explicou que a lei determina que ele deve seguir o reajuste geral do Governo Federal, sempre no mês de janeiro de cada ano, mas que a PBH deixou de reajustar estas aposentadorias nos últimos dois anos (janeiro de 2015 e janeiro de 2016). O PL 1763 tentou resolver a questão trazendo o reajuste dos aposentados pela média na forma de uma emenda, mas foi retirado da pauta de votação na Câmara Municipal pelo governo.

Na próxima quinta-feira, o SINDIBEL irá ajuizar uma ação na Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal requerendo o reajuste dos aposentados pela média retroativo a janeiro de 2015. Além disso, este reajuste também é objeto de uma denúncia por crime de responsabilidade contra o Prefeito Márcio Lacerda que engloba vários atrasos cometidos pelo executivo, como em relação ao pagamento de quinquênios e progressões.

Ao final da assembleia, os aposentados deliberaram pela organização de um ato público de protesto em frente à sede da PBH no início do mês de setembro para dar visibilidade às várias demandas da categoria, denunciar a precarização dos regimes de previdência e cobrar também desta forma o reajuste dos aposentados pela média.