Dia da Mulher – Veja o recado das diretoras do SINDIBEL e vamos à luta!

Neste 8 de março, dia em que deveríamos estar nas ruas em defesa dos direitos das mulheres, os atos de luta só poderão acontecer de forma virtual. Por isso, o Coletivo de Mulheres do SINDIBEL tem participado de diversas ações remotas desde a última semana para marcar a data.

No vídeo abaixo, algumas diretoras do Sindicato lembram que, mais do que nunca, este é o momento de fazer reverberar o nosso grito por #Vacina​ para todos e #Impeachment​ Já!

Vale lembrar que, historicamente, a luta das mulheres por seus direitos e por igualdade é a força que impulsiona as mudanças estruturais na legislação e na sociedade.

No livro “O Mito da Beleza“, a autora Naomi Wolf diz: “A solidariedade entre as mulheres no local de trabalho forçaria a estrutura do poder a atacar o problema das concessões que muitos economistas creem hoje serem necessárias se as mulheres forem realmente ter igualdade de oportunidades: creches, horários flexíveis, manutenção do emprego após o parto e licença-maternidade”

Neste contexto, os sindicatos trabalhistas se tornam o suporte primordial para unificar a luta pelos direitos das trabalhadoras.

“Muitos economistas acreditam que o futuro dos sindicatos está nas mulheres e que eles representam a solução para a ‘feminilização da pobreza’ nos últimos 20 anos. Segundo um deles, ‘o fato de as mulheres sindicalizadas receberem em média 30% a mais do que as não-sindicalizadas fala por si mesmo’. Coletivamente, as mulheres trabalhadoras saem ganhando”.  (Capítulo “O Trabalho”, O Mito da Beleza – Naomi Wolf, publicado em 1990).

Acreditamos que a única forma de mudar este contexto de mortes e negligência política é nos unirmos na luta! Juntas, somos mais fortes!

Categories: Notas Oficiais