Home » Páginas » Administração » Esclarecimento: Entenda a negociação de equiparação do valor da hora para jornada de 30 horas

Publicado em 26/06/2018 | Categoria: Administração, Boletins, Destaque Slide Home, Geral, HOB, Informa, Saúde

Trata-se de uma reivindicação para corrigir a distorção do valor da hora paga aos servidores, que trabalham 30 horas semanais em relação aos de 40 horas, que tem sido praticado desde a implantação da jornada 40 horas nessas áreas sem a proporcionalidade dos valores.

Encontram-se nesta situação, os seguintes cargos:

Saúde e HOB: Agente sanitário e agentes de serviço de saúde;

Administração Geral: Ajudante de serviço operacional, auxiliar administrativo, oficial de serviço público, motorista, telefonista, assistente administrativo, técnico de serviço público, educador social e analista de políticas públicas;

Área jurídica: Assistente de procuradoria.

Os percentuais da distorção são de 7,93% para agente sanitário e, 5,71% para agente de serviço de saúde. Na administração geral, o percentual de diferença entre as jornadas variam de 9,74% a 32,45%.

Com a negociação, os trabalhadores resgatam o tratamento isonômico entre os profissionais do mesmo nível e a correção das perdas nos vencimentos provocados por essa distorção, trazendo efeito econômico combinado do reajuste de 2,43% e da equiparação do valor da hora de 8,28% a 10,55% na saúde, e, nos demais cargos de 12,41% a 35,67%, inclusive para os aposentados com paridade.

Os valores corrigidos para cada grupo podem ser consultados na tabela do Dieese divulgada abaixo.

16- Considera+º+Áes sobre a proposta da PBH-8