Home » Boletins » Servidoras da GCMBH participaram do 1º Encontro de Guardas Municipais Femininas de Minas Gerais

Publicado em 27/08/2018 | Categoria: Boletins, Destaque Slide Home, Guarda Municipal, Informa

WhatsApp Image 2018-08-27 at 13.19.30

IMG_20180824_101948372

Guardas mulheres de Belo Horizonte e de várias cidades de Minas e dos estados do Rio, São Paulo e Alagoas estiveram reunidas no 1º Encontro de Guardas Municipais Femininas de Minas Gerais, no Clube dos Oficiais, na última sexta-feira, dia 24. De iniciativa das GM Patrícia Flávia Martins e GM Aline (BH), GCM Eliene (Diamantina), GM Jaqueline (Pedro Leopoldo), GCM Lucia (Sete Lagoas) e GCM Leonara (Três Pontas), o evento teve como objetivo a integração das GFems de Minas e discutir políticas para as mulheres nas Guardas do Estado, dando voz e visibilidade às lideranças das GFems de Minas.

O Encontro iniciou-se com a apresentação das delegações, que vieram de Diamantina, Ouro Preto, Betim, Nova Lima, Três Pontas, Sete Lagoas, Ribeirão das Neves, Barbacena, entre outras. Em seguida, a inspetora Midian, da guarda de Betim, palestrou sobre a presença e atuação das mulheres na segurança, em especial nas guardas municipais. Ela também discursou sobre o quanto o preconceito e o machismo traz consequências negativas no trabalho cotidiano das guardas, mas que é necessário que todas sigam no enfrentamento, uma vez que, o gênero indefere na execução das servidoras.

Representando o SINDIBEL, também participaram do evento as diretoras Patrícia Flávia, da Guarda Civil Municipal de BH, Andréa Hermógenes e Aparecida Viana. Em sua fala Andréa destacou a conquista histórica negociada com o governo sobre o projeto de lei que vai instituir em 10% o percentual de mulheres na corporação. E, afirmou que, apesar de as mulheres serem maioria na população e no eleitorado são representadas por uma maioria masculina, mas que isso pode ser diferente: O lugar de mulher é onde ela quiser. A diretora Patrícia falou sobre a importância da organização na luta, através de sindicatos e associações, pois unidas somos mais fortes.

O Encontro foi muito importante para que as guardas femininas compartilhassem experiências e conhecimentos acerca da atuação das mulheres na segurança pública e também debater suas dificuldades e anseios na conquista de novos espaços.