Home » Histórico

Histórico

SINDIBEL: mais de 25 anos com todos os servidores públicos municipais de Belo Horizonte

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte nasceu à luz da Constituição Federal de 1988, a chamada “Constituição Cidadã”, responsável pela conquista de importantes direitos trabalhistas e sociais aos brasileiros. Entre eles, o direito de sindicalização aos servidores públicos de todo o país.

Neste contexto de efervescência política, luta e mobilização social, trabalhadores de diversas categorias do funcionalismo municipal se uniram para formar um Sindicato amplo, plural e democrático; capaz de representar todos os servidores e empregados públicos da Prefeitura de Belo Horizonte. Surge então, em 1988, o SINDIBEL: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte.

Nestes quase 30 anos de luta, o Sindibel – sempre ao lado dos servidores municipais – conquistou inúmeras melhorias e avanços para os trabalhadores da capital, como planos de carreira, reajustes salariais, melhorias das condições de trabalho, direitos trabalhistas e concursos públicos; realizando greves e mobilizações que ajudaram a construir a história do sindicalismo mineiro e nacional.

Porém, ainda há muitos desafios pela frente para fazer com que a Prefeitura respeite e valorize de fato os servidores. Para isso, é fundamental que os trabalhadores fortaleçam seu sindicato, filiando-se e participando das atividades.

filie-se