Fique Ligado
Home » Páginas » HOB » INFORMATIVO HOB: plenária de trabalhadores e reunião com superintendência

INFORMATIVO HOB: plenária de trabalhadores e reunião com superintendência

Publicado em 11/05/2017 | Categoria: HOB, Saúde

Servidores do Hospital Odilon Behrens estiveram reunidos em plenária no dia 03 de maio para elencar as pautas específicas dos trabalhadores do Complexo HOB a serem levadas à mesa de negociação com o governo. A plenária convocada pelo SINDIBEL contou com a coordenação da Vice-Presidente Ilda Alexandrino, das diretoras Cleide Donária, Andrea Hermógenes, Ângela Assis, Marília Araújo e do diretor Carlos Apolinário.

Na reunião, os servidores tiveram a oportunidade de discutir sobre a gravidade da situação política do país e da crescente retirada de direitos articuladas no plano nacional, através das reformas da previdência, trabalhista e da terceirização sem limites. Também foi realizado o repasse da pauta geral de reivindicação apresentada pelo SINDIBEL à PBH, que até o momento resultou na resposta de zero de reajuste para todas as categorias do funcionalismo público municipal.

Foram feitos diversos questionamentos sobre a mudança que interrompeu o pagamento isonômico de insalubridade entre estatutários e celetistas, praticado até 2016 e já judicializado pelo jurídico do SINDIBEL. Os trabalhadores também trouxeram dúvidas sobre como usufruir as férias-prêmio uma vez que já se completaram dez anos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do HOB.

Também foram motivos de reclamação pelos trabalhadores o atraso nas progressões, principalmente nos blocos cirúrgicos; a recusa de atestados médicos pela coordenadora de enfermagem; descontos indevidos do horário de almoço, que acontecem devido à impossibilidade de interrupção de procedimentos que estão sendo executados no momento que se inicia o horário; e a exigência de entrega direta dos instrumentos e equipamentos na passagem de plantão do bloco cirúrgico.

Os servidores também externaram a preocupação com a garantia de continuidade das equipes de cirurgia pediátrica do hospital, que é referência em atendimento a crianças vítimas de violência sexual.

No dia 4 de maio de 2017, em reunião entre a superintendência, representada por Dr. Danilo Borges Matias e Dra. Ana Augusta, e o SINDIBEL, representado pela Vice-Presidente Ilda Alexandrino, pelas diretoras Cleide Donária e Marília Araújo e pelo diretor Carlos Apolinário, foram discutidos, além dos pontos definidos e percebidos na plenária do dia 3, outros tantos já pendentes, como:

• Questões da fisioterapia: por depender de definições complexas que envolvem a superintendência, a Secretaria Municipal de Saúde e a promotoria pública, será necessário aguardar desdobramentos até julho deste ano.

• Laboratório: dos 16 profissionais, 8 retornaram ao laboratório próprio do hospital, juntamente com alguns equipamentos e os outros 8 permaneceram para coleta no anexo UPA.

• Máquina de gasometria permanecerá no anexo UPA, na sala de emergência. A troca das maletas será feita a cada hora por ambulâncias do transporte noturno.

• As queixas referentes às coordenações de enfermagem da clínica médica (Enf. Cristina Ferreira) e dos blocos cirúrgicos (Enf. Patrícia Rosa Silva) terão o envolvimento da comissão de acompanhamento sócio funcional, que programará horários para escuta de toda a equipe.

• Na reunião, foi informado que o diagnóstico do quadro de profissionais efetivos, contratados e readaptados do Complexo HOB já foi entregue à Secretária de Recursos Humanos Fernanda Neves, no qual consta também o planejamento das férias-prêmio. Em relação à aplicação de obrigatoriedade de pagamento de multa, deferida pelo Ministério Público do Trabalho devido ao uso excessivo de mão de obra por RPA, contratação temporária e horas extras, está sendo discutida com o MP a possibilidade da efetivação imediata dos concursados em 2015 em detrimento da multa imposta.

As reuniões com a Superintendência do HOB acontecem mensalmente dentro da Mesa Permanente de Negociação. É válido frisar que com a atual gestão da superintendência tem sido possível estabelecer uma relação de diálogo respeitosa e construtiva, o que nos dá a perspectiva de garantir avanços e conquistas para os trabalhadores, com o objetivo de manter a excelência no atendimento aos usuários e buscar condições dignas e salutares no ambiente de trabalho.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>