Home » Páginas » Belotur » PBH não aceita proposta de acordo da Justiça do Trabalho para dissídio coletivo da BELOTUR

Publicado em 09/08/2016 | Categoria: Belotur, Destaque Slide Home, Geral

02

Na tarde desta terça-feira (09/08), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte – SINDIBEL e a Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais – FESEMPRE representaram os servidores da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte – BELOTUR em audiência de conciliação com a Prefeitura de Belo Horizonte, ocorrida no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na capital mineira. Mediada pelo desembargador Ricardo Antônio Mohallem, as partes não puderam chegar a um acordo diante da recusa da PBH em aceitar a proposta de conciliação.

O Sindicato e servidores aceitaram a proposta de conciliação apresentada pelo TRT na audiência anterior, em que a desembargadora Emília Lima Fachinni, sugeriu o reajuste de reajuste de 3% retroativo a janeiro de 2016 e de 3,5% a partir de julho de 2016, sendo que este segundo com incidência já sobre o salário reajustado. As demais cláusulas econômicas (vale refeição, vale transporte, etc), de acordo com a proposta apresentada, deveriam ser reajustadas pelo mesmo índice.

Entretanto, a PBH recusou e ainda reapresentou uma proposta de 5% em dois anos, essa, recusada pela categoria anteriormente. De acordo com a diretora do SINDIBEL e diretora da FESEMPRE, Inês de Oliveira Costa, a PBH precisa ceder. “A categoria está sem reajuste salarial desde maio de 2014, ou seja, não há condição de reduzir nossa proposta. A PBH precisa analisar a situação desses servidores e oferecer uma proposta digna”, disse.

O desembargador finalizou a audiência e concedeu à PBH prazo de 10 dias para recorrer. O prazo encerra no dia 19 de agosto. De acordo com Ricardo Antônio Mohallem, o próximo passo é aguardar o fim do prazo e então aguardar pelo julgamento. O julgamento do pedido de dissídio coletivo para os reajustes dos anos de 2015 e 2016 da Belotur deverá ser marcado a partir de 60 dias.