Home » Páginas » Saúde » Servidores da UPA Venda Nova pedem por maior segurança e mais investimentos na área da saúde

Publicado em 21/08/2017 | Categoria: Saúde

DSC07238

Servidores e usuários da Unidade de Pronto Atendimento e do Centro de Especialidades Médicas da Regional Venda Nova realizaram na manhã desta segunda-feira, 21 de agosto, um ato de protesto convocado pelo SINDIBEL em frente à unidade para denunciar a falta de remédios e insumos da rede pública municipal de Saúde, que têm gerado episódios de agressão verbal e física durante o atendimento.

De acordo com a Diretora do SINDIBEL Cleide Donária, desde o início deste ano, o sindicato já recebeu mais de 100 denúncias de casos de violência nas unidades de saúde da capital. Nas Unidades de Pronto-Atendimento, em especial, a situação é ainda mais grave por serem locais em que usuários e acompanhantes são atendidos em situações de emergência, mas se deparam com a precariedade dos serviços e da infraestrutura, o que acaba por gerar conflitos. Especificamente na UPA Venda Nova, os setores com maior ocorrência dos casos de violência verbal e física são o setor de classificação de risco e a pediatria, com várias enfermeiras agredidas devido principalmente à falta de insumos (alimentação, toalha, lençol e gelco).

Além da Diretora Cleide Donária, estiveram presentes a Diretora Andréa Hermógenes, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Bruno Gomes Abreu e representantes do Conselho Local da UPA Venda Nova e dos conselhos distritais das regionais Venda Nova e Pampulha. O ato contou com a cobertura dos principais veículos de comunicação, trazendo visibilidade para a demanda dos servidores por medidas de segurança e investimento.