Home » Páginas » Fiscalização » SINDIBEL e fiscais de Belo Horizonte participam de encontro regional em Maceió

SINDIBEL e fiscais de Belo Horizonte participam de encontro regional em Maceió

Publicado em 10/08/2017 | Categoria: Fiscalização

188b44bd-f6dd-4996-8347-2a7f26e8bdbd

Em sua VII edição, o EREFAU – Encontro Regional de Fiscais de Atividades Urbanas, ocorrido entre 3 a 5 de agosto de 2017 em Maceió, Alagoas, reuniu dentro de uma programação dinâmica Fiscais de Posturas, Fiscais de Obras, Fiscais do Meio Ambiente, Fiscais de Limpeza Urbana, Fiscais da Vigilância Sanitária, Fiscais de Transporte, Fiscais do Procon, Fiscais de Feiras e Mercados, Auditores Fiscais, Inspetores Fiscais e Agentes Vistores, ou seja, Fiscais de Atividades Urbanas de todo o país, com o objetivo de realizar reflexões e planejar ações em torno do tema “Fiscal de Atividades Urbanas nas novas cidades inteligentes e sustentáveis: da competência de zelar pelo ordenamento à missão de transformar”.

O SINDIBEL esteve representado, a convite da organização do evento, pelo seu Diretor Plínio Marcos Nascimento, pelos delegados sindicais Ildeu Pereira e Jacqueline Maltez e pela filiada Rovena Nacif, todos Fiscais de Atividades Urbanas e Controle Ambiental de Belo Horizonte.

No segundo dia do encontro, na parte da manhã, a Fiscal e Gerente de Fiscalização da Pampulha Rovena Nacif proferiu uma excelente palestra com o tema “Eventos de massa e controle do comércio irregular de ambulante”. Já no período da tarde, dentro do eixo temático “Profissionalização da carreira fiscal: padronização das ações e a difusão de práticas, dentro de um plano unificado de ações”, o Diretor do SINDIBEL Plinio Marcos atuou como facilitador da oficina “Fiscalização Integrada: AGEFIS como modelo de Órgão de Fiscalização” e a delegada sindical Jacqueline Maltez como facilitadora da oficina “Uso de tecnologias e atuação técnica”.

O delegado sindical Ildeu Pereira deu grande contribuição ao VII EREFAU fazendo parte da comissão de elaboração da Carta de Maceió, documento elaborado ao final do encontro e que trouxe de forma sistematizada as diretrizes e as ideias debatidas durante os três dias de evento.

Em outro momento, o Diretor do SINDIBEL Plinio Marcos, juntamente com fiscais de Natal (RN) e Fortaleza (CE), participou da confecção de uma moção de repúdio contra ataques sofridos pela fiscalização de Vitória (ES), Porto Alegre (RS) e Natal (RN) por parte de suas respectivas administrações municipais.

A avaliação dos participantes é de que o VII EREFAU foi um sucesso e contou com uma comissão organizadora de grande profissionalismo que possibilitou uma troca produtiva de informações e conhecimentos acerca da fiscalização no Brasil, do estímulo à padronização de diretrizes nacionais para a fiscalização, sobre boas práticas na fiscalização de atividades urbanas e sobre formas de buscar visibilidade para a categoria na sociedade, junto aos gestores públicos e aos próprios trabalhadores da área.

Ao final do encontro, a cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, foi eleita em votação aberta pelos participantes como sede do VIII EREFAU em 2018.