Home » Páginas » Saúde » SINDIBEL e servidoras participam da 1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher

SINDIBEL e servidoras participam da 1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher

Publicado em 13/07/2017 | Categoria: Saúde

DSC05709

“Saúde da Mulher: Desafios para a Integralidade com Equidade”. Esse foi o tema da I Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, ocorrida entre os dias 10 e 12 de julho, em Belo Horizonte, com o objetivo de debater, votar e propor políticas públicas de saúde voltadas às mulheres.

As diretoras da área da Saúde do SINDIBEL Andréa Hermógenes e Ângela Assis e a diretora eleita Ângela Eulália, além de servidoras da base do sindicato, se fizeram presentes reafirmando a importância do papel das mulheres no SUS e do controle social na elaboração de programas, ações e planejamentos das políticas públicas.

As discussões da conferência foram divididas em quatro sub-eixos: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres; e Políticas Públicas para mulheres e Participação Social.

Dentro da conferência, ocorreu também a “conferencinha”, com a participação de crianças delegadas debatendo os temas e construindo propostas. As crianças apresentaram preocupações relativas ao preconceito enfrentado por mulheres negras, LGBT e outros preconceitos sofridos por trabalhadoras e usuárias do SUS.

As propostas elencadas ao longo dos três dias e votadas na plenária final serão encaminhadas para a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que se realizará entre 17 e 20 de agosto em Brasília.