Home » Páginas » Belotur » Trabalhadores da BELOTUR comemoram reajuste e já preparam Campanha Salarial 2017

Publicado em 01/11/2016 | Categoria: Belotur

3285-ff52a838d6980b6453897073fa86e650232b40a3

Os trabalhadores da BELOTUR estiveram reunidos em plenária na última quinta-feira, 27 de outubro, para discutir o resultado da ação de Dissídio Coletivo 2015/2016 da categoria, além de aprovar as reivindicações dos servidores para a próxima campanha salarial. A plenária foi conduzida pela Vice-Presidente do SINDIBEL Ilda Alexandrino e pela diretora da FESEMPRE Adriana Soares, contando com a assessoria do Advogado do SINDIBEL Leandro Gomes.

Dissídio 2015/2016

No dia 20 de outubro de 2016, ocorreu no Tribunal Regional do Trabalho o julgamento do Dissídio Coletivo 2015/2016, com a íntegra da decisão publicada no dia 25. O TRT declarou legal a greve realizada pelos servidores e reajustou a data-base 2015/2016 da categoria em 8,5%, sem efeitos retroativos.

Dentre as cláusulas sociais, ficaram assegurados o seguro de vida, complementação do salário em caso de afastamento, prorrogação da licença maternidade por sessenta dias, licença maternidade para adotantes, remuneração de 1/3 sobre a hora de sobre aviso, e reajuste de 8,5% do vale alimentação, vale lanche, auxílio-educação para filho portador de necessidades especiais, auxílio funeral e demais cláusulas de cunho econômico.

Apesar da decisão não ter contemplado a retroatividade do reajuste dos salários, diante das dificuldades enfrentadas na negociação, a avaliação é que o resultado foi positivo e representa uma vitória para a categoria, considerando que o valor conquistado para um único ano foi quase duas vezes maior do que o reajuste para dois anos de 5% (cinco por cento) e dividido em duas parcelas proposto pela BELOTUR/PBH.

Reivindicações para o próximo ano

Na plenária, os servidores também aprovaram, por unanimidade, as reivindicações da categoria para a Campanha Salarial 2017. Serão reivindicados reajustes nos salários e em todas as cláusulas econômicas de acordo com o índice da inflação e mais 3%. Além disso, foram autorizados o ingresso da ação de Dissídio Coletivo com estado de greve e a negociação com o executivo.

A pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2017 será entregue à BELOTUR pelo SINDIBEL e pela FESEMPRE na próxima semana.