Home » Páginas » Belotur » Trabalhadores da BELOTUR deliberam sobre próximos passos de negociação da categoria

Publicado em 14/06/2017 | Categoria: Belotur

Reunidos em assembleia na tarde de hoje, 14 de junho, os trabalhadores da Belotur definiram os próximos passos da negociação do acordo coletivo com a empresa pública. Desde 2014, a categoria não teve reajuste salarial via negociação. A assembleia foi coordenada pela Vice-Presidente do SINDIBEL Ilda Alexandrino e assessorada pelo advogado do sindicato Dr. Leandro Gomes.

Na assembleia, foi repassada aos trabalhadores a situação do processo do Acordo Coletivo 2015/2016, que atualmente encontra-se no Tribunal Superior do Trabalho, após a Belotur ter recorrido da decisão que deu ganho de causa à caategoria, determinando o reajuste de 8,5% nos salários e demais cláusulas econômicas e também a data-base para outubro. O advogado Dr. Leandro informou que o sindicato ainda está tentando que seja reconhecida judicialmente a data-base em maio, o que garantiria um retroativo maior para os trabalhadores, caso o TST reconheça a sentença favorável proferida em 2ª instância.

Sobre a negociação iniciada este ano, foi informado que a Belotur e a Prefeitura de Belo Horizonte ambas estão questionando de quem seria a competência para negociar com a categoria, o que tem atrasado a resposta à proposta enviada pelos trabalhadores em dezembro do ano passado.

Dessa forma, os trabalhadores aprovaram por unanimidade a instauração de estado de greve a partir do dia hoje (14/06), a instauração de mediação pelo Ministério do Trabalho e ajuizamento dos Dissídios Coletivos 2016/2017 e 2017/2018, que será encaminhado ao governo.  Ao final, os trabalhadores elegeram os membros da nova comissão de negociação que irá acompanhar o processo junto ao sindicato.