Eleições 2020 no Sindibel e veto do Congresso a possibilidade de reajustes a servidores

Nesta semana, a Câmara dos Deputados manteve o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à concessão de reajustes salariais a servidores públicos que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Com a manutenção da regra estabelecida por Bolsonaro fica proibido, até o fim de 2021 aumento salarial para qualquer categoria do serviço público.

O presidente do SINDIBEL, Israel Arimar de Moura, comentou sobre mais este ataque ao direito dos trabalhadores. No vídeo abaixo, Israel lembra que o SINDIBEL já atua no caso, tendo solicitado as centrais sindicais a apresentação de uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal).

“Estamos aguardando que o pleno do Supremo se manifeste a respeito da ilegalidade desta lei. E esse é o nosso entendimento: é uma lei ilegal”, afirmou.

Eleições

O presidente do Sindicato falou também sobre as eleições do SINDIBEL, que acontecem no próximo dia 5 de setembro. O pleito irá definir a nova diretoria da entidade, que vai gerir o órgão no quadriênio 2022-2025.

Por causa da pandemia da Covid-19, a votação este ano acontecerá de forma virtual, uma novidade para o sindicato e para eleitores e eleitoras. Assim, a comissão eleitoral já está trabalhando para divulgar ao máximo as plataformas de votação.

Serão duas possibilidades para participar, ambas de forma eletrônica. Cada pessoa apta a votar poderá acessar o link que estará disponível no site do Sindicato e, usando seu CPF e BM (matrícula), terá acesso liberado a uma espécie de urna virtual.

Os eleitores que não conseguirem acessar a internet ou que preferirem, por uma questão de facilidade, poderão vir à sede do SINDIBEL, onde a comissão eleitoral estará presente monitorando um computador onde essa pessoa será auxiliada a votar.