SINDIBEL completa 32 anos nesta segunda-feira e, para comemorar, lança a 2ª Edição do Prêmio de Jornalismo

Neste contexto de efervescência política, luta e mobilização social, trabalhadores de diversas categorias do funcionalismo municipal se uniram para formar um Sindicato amplo, plural e democrático; capaz de representar todos os servidores e empregados públicos da Prefeitura de Belo Horizonte.

São mais de três décadas de luta ao lado das servidoras e servidores públicos municipais buscando melhorias e avanços para os trabalhadores e também para garantir um serviço público de qualidade para a população de Belo Horizonte.

No dia de hoje a nossa homenagem é a você, que também faz parte dessa história. Fortaleça seu Sindicato! Junto somos mais fortes!

O SINDIBEL completa, nesta segunda-feira (19), 32 anos de história e luta pelos direitos dos servidores e da população por um serviço público justo, abrangente e digno. Para marcar a data, a entidade está abrindo hoje as inscrições para o 2º Prêmio SINDIBEL de Jornalismo.

A iniciativa é uma forma de valorizar o jornalismo, que se tornou ainda mais essencial no contexto da pandemia de Covid-19 e, ao mesmo tempo, fomentar a produção de matérias jornalísticas que abordem o serviço público neste contexto. A pandemia trouxe desafios novos tanto para quem defende o serviço público quanto para quem produz informação de qualidade.

A 2ª edição do Prêmio SINDIBEL de Jornalismo aconteceria neste ano de 2020, mas as restrições sanitárias inviabilizaram sua realização. Por isso, o prêmio será entregue no dia 21 de maio de 2021 em uma solenidade festiva. Caso ainda existam restrições de aglomerações e eventos em locais fechados até lá, a premiação acontecerá de forma online na mesma data.

As inscrições dos trabalhos começam já nesta segunda-feira, 19 de outubro, e abordam matérias publicadas entre os dias 12 de março de 2020 e 12 de março de 2021.

No dia 21 de maio de 2021 serão divulgados os vencedores em quatro categorias: rádio, TV, impresso (jornal e revista) e internet. Os jornalistas ganhadores vão receber R$ 8 mil em prêmios. Além dos títulos individuais, um veículo será homenageado com menção honrosa por ter feito a melhor cobertura durante a pandemia.

Para ler o regulamento completo do 2º Prêmio SINDIBEL de Jornalismo e saber como participar, acesse https://www.sindibel.com.br/regulamento. As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 15 de março de 2021 pela página https://www.sindibel.com.br/inscricao.

História

Em 2019, a primeira edição do Prêmio SINDIBEL de Jornalismo teve 33 concorrentes. No dia 18 de novembro daquele ano, personalidades, autoridades, servidores públicos e os próprios finalistas estiveram na sede do Sindicato para acompanhar a revelação dos nomes dos ganhadores e a premiação.

O Prêmio tem por objetivo incentivar a cobertura jornalística sobre o servidor público, contribuindo para que a sociedade entenda a importância do serviço público, que garante direitos para a população e contribui para desenvolvimento e funcionamento pleno da cidade.

Os vencedores foram selecionados pela comissão julgadora do Prêmio, composta pelo presidente da Academia Mineira de Letras, o jornalista Rogério Faria Tavares; a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, a jornalista Alessandra Mello; e os então jornalistas do SINDIBEL: Thiago Alves e Raul Gondim.

Confira os vencedores da 1ª edição:

• Rádio: Júlio Vieira, da BandNews FM, com a reportagem “De porta em porta: a saga dos agentes de combate à dengue em BH”.A matéria mostra a luta dos agentes de combate a endemias contra o mosquito transmissor da dengue que, em 2019, matou 27 pessoas em BH.
  • Televisão: Rosildo Mendes, da RecordTV, com a matéria “Lixões clandestinos”. A reportagem mostra como pontos de lixões clandestinos estão dando lugar a pomares e hortas em BH.
  • Impresso: Simon Nascimento, do jornal Hoje em Dia, com a reportagem “Basta. Quero ajuda”. A matéria mostra o trabalho desenvolvido nos equipamentos da Prefeitura de acolhimento a dependentes químicos e usuários de drogas.
  • Internet: Rafaela Dotta, do Brasil de Fato, com a matéria “As pessoas que cuidam de BH e a gente nem vê”. A reportagem busca desmistificar alguns preconceitos sobre quem trabalha no serviço público, contando histórias reais de servidores da Prefeitura de Belo Horizonte.

Veja as reportagens vencedoras clicando aqui.

Categories: Imprensa