Diretoria decide não realizar paralisação, mas manter servidores de sobreaviso em caso de nova tentativa de privatizarem o SUS

O decreto presidencial 10.530, que tratava de estudos para parcerias com a iniciativa privada para operação das Unidades Básicas de Saúde, foi posteriormente revogado pelo decreto 10.533. Mas o cancelamento aconteceu com declarações do presidente da república no sentido da revogação ser provisória, podendo o assunto ser novamente colocado em pauta a qualquer momento.

Por isso, a direção do Sindicato dos Servidores Públicos de Belo Horizonte (SINDIBEL) se reuniu nesta quinta-feira (5) para deliberar sobre a possibilidade de uma paralisação dos servidores de Saúde em defesa do SUS

Diante da gravidade e do risco da extinção do Sistema Único de Saúde, que demonstrou sua importância para a população neste momento de pandemia, a direção do Sindicato, junto a representantes dos servidores da Saúde, deliberou por convocar uma paralisação de todas Unidades de Saúde em defesa do SUS caso o presidente Jair Bolsonaro reapresente, seja por decreto ou projeto de lei, qualquer proposta que coloque nas mãos da iniciativa privada a gestão dos centros de saúde.

Portanto, a direção do SINDIBEL avaliou que é melhor não convocar paralisação imediatamente neste momento em razão da situação geral da pandemia do Covid-19.

Veja, abaixo, o vídeo em que o presidente do SINDIBEL, Israel Arimar de Moura, comenta com os filiados sobre o decreto 10.530:

Categories: Saúde