Trabalhadores do CS São Jorge se mobilizam por condições de trabalho e conquistam novo Centro de Saúde

O Centro de Saúde São Jorge foi inundado por esgoto na semana passada. A situação foi agravada pela péssima estrutura física da unidade. Os trabalhadores se mobilizaram, procuraram o SINDIBEL e conselheiros de saúde e conquistaram importantes avanços.

A estrutura da unidade atual é bastante precária. Os cerca de 80 funcionários, de 3 Equipes de Saúde da Família, trabalham em uma estrutura com mofo, ventilação inadequada, espaços apertados, paredes e mobiliário sem manutenção adequada. Muitas vezes algumas reuniões precisam ocorrer na rua. E os usuários também são prejudicados sem espaço adequado para consultas, muitas vezes precisam esperar do lado de fora da unidade. E a construção do novo Centro de Saúde aguarda 12 anos após aprovação da obra no Orçamento Participativo.

Com as intervenções do SINDIBEL através de seus diretores Aparecida Viana e Bruno Pedralva, e a vice-presidente Ilda Alexandrino, em parceria com Comissão Local de Saúde, Conselho Distrital e Conselho Municipal de Saúde, a PBH corrigiu problemas que levavam a inundação da unidade e se comprometeu a fazer manutenções e reformas emergenciais. Além disso, anunciou a construção da nova estrutura física do Centro de Saúde com previsão de entrega para dezembro de 2021.

Vitória da união e organização dos trabalhadores, em parceria com o SINDIBEL!

Categories: Saúde