Com chegada de novas doses, SINDIBEL solicita a vacinação de todos os profissionais de saúde do SUS-BH

Na última quarta-feira, dia 24 de fevereiro, chegaram novas doses de vacinas contra a COVID-19 em Minas Gerais. E o Sindicato dos Servidores Públicos de Belo Horizonte (SINDIBEL) enviou ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA), solicitando informações sobre a previsão de vacinação para profissionais de saúde do SUS-BH que ainda não foram imunizados contra a Covid-19.

Embora o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação publicado no dia 15 de fevereiro determine os profissionais de saúde no 4º grupo prioritário, até o momento, identificamos que ainda não foram imunizados:

1. Agentes de Combate a Endemias (ACEs) das equipes de leishmaniose e Técnicos Superiores de Saúde da Zoonoses e Vigilância;
  2. Profissionais dos centros de castração;
  3. Profissionais dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST);
  4. Profissionais das Unidades de Acolhimento Transitório (UAT) infantil e adulto;
  5. Supervisores dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) e profissionais da SURICATO;
  6. Profissionais lotados nos Distritos Sanitários e SMSA;
  7. Profissionais de saúde afastados por pertencerem a grupos de risco;
  8. Motoristas de carros que transportam pacientes e trabalhadores da saúde;
  9. Profissionais dos cemitérios, elencados dentro do grupo de profissionais de saúde.

Reconhecemos as dificuldades em função da quantidade insuficiente de doses enviadas pelo Ministério da Saúde e nos somamos às diversas ações para cobrar a disponibilização de vacinas pelo Governo Federal. Com as novas vacinas enviadas e promessas de novas remessas pelo Ministério, solicitamos uma previsão de data e quantidade de vacinas a serem distribuídas aos profissionais.

Categories: Saúde