A hora é agora! Rodrigo Pacheco, coloque o Piso da Enfermagem em votação!

MANIFESTO PELA APROVAÇÃO DO PL 2564/20

Nós, da enfermagem brasileira, vivemos o momento mais crucial de nossa história. Até o dia 4 de maio de 2021, 776 colegas profissionais de enfermagem perderam a vida para a Covid-19, segundo o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Além disso, no Brasil ocorreu 1 a cada 4 mortes por Covid entre os profissionais da categoria em todo o mundo, segundo dados do Conselho Internacional de Enfermagem.

A enfermagem é a linha de frente de todos os serviços de saúde do Brasil e esteve ao lado de seus pacientes em cada um dos 18,2 milhões de brasileiros infectados pela COVID e 510 mil mortos. E, na esperada vacinação contra a COVID, somos nós, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que executamos cada uma das 92 milhões de doses aplicadas até o dia 24 de junho de 2021 – as vacinas aplicadas por nós salvam vidas!

Os aplausos são um importante reconhecimento desse trabalho. Mas as heroínas e os heróis da enfermagem brasileira merecem mais: o piso salarial nacional e a regulamentação da jornada de trabalho.

Neste momento, o projeto de lei que cria o piso salarial da enfermagem está parado no Congresso Nacional. É preciso que o presidente do senado Rodrigo Pacheco coloque em pauta o PL 2.564/20 em sua integrabilidade, com os valores previstos no PL original e com o limite de 30h para a jornada de trabalho semanal. Para cobrar do senador mineiro, a enfermagem mineira vai se somar com a enfermagem brasileira no Dia Nacional de Paralisação e Luta: vamos para a rua para garantir a votação!

As profissionais de enfermagem de diversos serviços de saúde público e privados, junto com suas entidades representativas de profissionais da enfermagem abaixo listadas participam do Ato Público na quarta-feira, 30 de junho, a partir das 9h, na Praça da Liberdade. Em seguida, passeata até o Ministério da Saúde (rua Espírito Santo, 500) e encerramento na Praça 7.

Categories: Saúde