SINDIBEL REALIZA VISITA TÉCNICA EM HOSPITAIS

Mês de novembro foi marcado por visitas técnicas pela diretoria do SINDIBEL em dois importantes hospitais da Capital Mineira, Hospital Municipal Odilon Behrens e Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro.

Entre os dias 17 e 18 de novembro, o SINDIBEL realizou 2 visitas técnicas em hospitais de BH, lembrando que a visita estava aberta pela gestão do Hospital aos profissionais de CTI’s 1, 2, 3 e 4. Durante a visita foram checadas as instalações dos CTI’s, obras de melhoria, prazos, procedimentos, instalações, ruídos e diversos itens para garantir o bem-estar dos pacientes e profissionais da saúde.

O Sindicato foi muito bem recebido em ambas comissões. O Superintendente do HOB, Dr. Danilo Borges Matias, didaticamente esclareceu todos os questionamentos levantados pela vice-presidente do SINDIBEL, Ilda Alexandrino e da diretora da área da saúde, Cleide Donária, Marília de Fátima e Cleonice.

Com relação às obras que estão em andamento visando agrupar 40  leitos de CTI, sendo 38 para CTI adulto e 2 leitos exclusivos para o isolamento respiratório, essa mudança é para beneficiar melhorar a qualidade da assistência, a ambiência, porque isso beneficia o usuário, CTI é uma das poucas áreas em saúde que tem uma normatização que fala da relação funcionário e leito.

Outra questão apontada pelo SINDIBEL foi sobre a redução dos ruídos internos e externos. Segundo o superintendente, o projeto de redução de ruídos está em andamento. Há um  projeto de proteção acústica, tudo isso para garantir conforto aos usuários e aos profissionais da saúde. No final da visita, foi apresentado o CME – Central Material e Esterilização, que conta  com ótimos equipamentos para o processamento de roupas e materiais utilizados em procedimentos de média e alta complexidade, garantindo a segurança de pacientes e profissionais.

Já no HMDCC – Hospital Metropolitano Célio de Castro, o Sindicato foi recebido pela diretora geral Maria do Carmo e da enfermeira coordenadora dos CTI’s Liliane – que atualmente coordena 80 leitos de CTI’s do complexo Célio de Castro.

foto: direita p/ esquerda: Liliane, enfermeira coordenadora dos CTI’s; Marília de Fátima e Cleide Donária, diretoras do SINDIBEL e Ilda Alexandrino, vice-presidente do SINDIBEL.

CÓDIGO AZUL – HMDCC

O acionamento do “CÓDIGO AZUL” deve ser realizado em situações em que o paciente encontra- se em provável PCR (parada cardiorrespiratória), baseada na ausência de responsividade, ausência de pulso palpável, ausência de respiração. Qualquer indivíduo pode acionar o código azul, embora seja função preferencial da equipe de enfermagem. Neste caso, outros setores do hospital quando seja preciso que um paciente seja entubado ou necessita de reanimação uma equipe do CTI se desloca até as enfermarias em caso de acionamento do “CÓDIGO AZUL”.

CARGA-HORÁRIA

Os trabalhdores tem uma carga-horária de  36 horas semanais , sendo 30 para os dias de semana e 6 horas nos finais de semana, sábado ou domingo, ou seja, dedicação exclusiva, tendo somente 1 folga durante toda a semana. O Hospital, em sua gestão, trabalha com um coordenador médico e uma coordenadora de enfermagem que interagem todos os dias, lembrando que são coordenadores do mesmo nível  de coordenação.

Categories: Sem categoria