SINDIBEL PARTICIPA DE REUNIÃO COM O DISTRITO NO CS SANTA TEREZINHA E SERVIDORES FAZER REIVINDICAÇÕES DE URGÊNCIA

SINDIBEL PARTICIPA DE REUNIÃO COM O DISTRITO NO CS SANTA TEREZINHA E SERVIDORES FAZER REIVINDICAÇÕES DE URGÊNCIA

O SINDIBEL esteve hoje no CS Santa Terezinha, na regional Pampulha, em visita para reunião com o distrito sanitário. O sindicato foi convidado a participar dessa reunião que iria ocorrer em função do horário estendido de funcionamento da unidade e o reflexo no número de atendimentos prestados pelo CS.

Os funcionários informaram o aumento da demanda e que o CS tem atuado com a mesma rotina de uma UPA. Ontem, dia 20/01/2022, foi realizado na unidade o recorde de 280 testes rápidos de COVID e em 4 dias a farmácia dispensou 1.113 receitas.

Em razão da proximidade com a UPA Pampulha e também pelo horário estendido de funcionamento, a população de Contagem tem se direcionado prioritariamente para o atendimento no CS. Os atendimentos não estão sendo recusados, mas é importante que a Secretaria Municipal de Saúde de BH, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, para articular uma forma de contingenciamento desta situação.

Como é sabido, houve um aumento muito grande na demanda de sintomas respiratórios em toda BH e o distrito até o dia de hoje não havia suspenso os atendimentos do PSF, como atendimento aos crônicos, controle de crianças até 1 ano de idade, curativos e demais atendimentos eletivos. Por causa disso, é clara a necessidade de contingenciamento urgente, para retirada destes atendimentos, de forma temporária, até uma melhora no quadro de atendimentos de sintomas gripais.

No CS Santa Terezinha, houve, por exemplo, o deslocamento diário de duas ACS’s, conforme escala, para a recepção da UPA Pampulha, para orientar os usuários que buscavam atendimento a retornarem para unidade de origem. As servidoras ficavam por 8 horas no sol ou na chuva, sem possibilidade de utilizar o banheiro ou acesso a água. Além do fato de que essa orientação de retorno contribui para a sobrecarga das unidades básicas de saúde.

Com o efeito negativo dessa sobrecarga no CS Santa Terezinha, o gerente, que chegou recentemente à unidade, não conseguiu permanecer na gerência e solicitou exoneração do cargo, mesmo com apoio dos servidores da unidade para a sua permanência. Os trabalhadores e o SINDIBEL, mais uma vez, reforçam a necessidade de uma normativa para o atendimento dos casos eletivos no cenário de colapso que vivemos neste momento no sistema de saúde de BH.

No encontro de hoje com o distrito, os servidores fizeram reivindicação de pagamento do adicional de urgência no caso do CS continuar funcionando com horário estendido, solicitaram a reclassificação da unidade de C para D e a revisão dos EPI’s (principalmente o capote).

Algumas demandas foram resolvidas ainda durante a reunião, como são os casos das ACS’s que foram removidas da UPA, a retirada dos atendimentos de curativo, que passaram a ser encaminhados para o CS Confisco e o deslocamento temporário do gerente de saúde do CS Santa Rosa, para apoio durante o fim de semana.

O SINDIBEL segue na luta pela garantia de condição digna de trabalho para todos os servidores.

Categories: Notícias, PBH, Saúde