SINDIBEL investe na formação da Diretoria e dos Representantes Sindicais

Com o objetivo de fortalecer a identidade de classe e possibilitar uma formação que potencialize as lutas por direitos aos trabalhadores e às trabalhadoras da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o SINDIBEL realizou nessa quarta-feira, 13, o Seminário de Formação e Planejamento da Diretoria.

Durante o Seminário de Formação da Diretoria abriu-se espaço para o debate sobre a conjuntura de lutas. Para contribuir com a discussão estiveram presentes Lilian Daniela, do Núcleo de Estudos Sócio-políticos da PUC Minas, e do assessor Frederico Melo (DIEESE). A respeito da conjuntura política que vivemos, na qual se percebe o aniquilamento da nossa memória, da nossa história e lutas, Lilian destacou que “precisamos da construção de novas ferramentas de lutas”. E, questionou: quais estratégias vamos utilizar para enfrentar essa situação?

Para Frederico, o nosso país vive sob a operação de um “ataque ao Estado, ao servidor e aos serviços públicos”. Segundo ele, esse ataque se trata de uma campanha contra os serviços públicos a fim de sucatear os direitos sociais, abrindo espaço para a privatização, como da previdência, e criando, assim, um Estado cada vez mais enxuto.

Ainda dentro da programação de formação promovida pelo SINDIBEL, no dia 22, sexta-feira, acontece o Encontro dos Representantes Sindicais para promover o debate sobre a conjuntura e fazer o lançamento oficial do Curso de Formação para Representantes Sindicais.

Formação dos Representantes Sindicais

Em um terceiro momento, entre os meses de março e junho, acontece o curso de Formação para Representantes Sindicais, que além dos representantes também envolverá os membros dos Núcleos de Categorias.

O curso será dividido em quatro módulos com 3 horas de duração. Após a formação dos representantes, o SINDIBEL acredita que os objetivos traçados – fortalecimento da identidade de classe e potencialização das lutas – sejam conquistados.

Categories: Notícias