APPs aprovaram proposta de PCCS da categoria

Em assembleia convocada pelo SINDIBEL, realizada nessa quarta-feira, 3, foi apresentado aos Analistas de Políticas Públicas o retorno do governo sobre a pauta de reivindicações da categoria. Após discussão, os trabalhadores aprovaram a contraproposta do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos APPs.

A partir de 2018, o sindicato realiza plenárias, assembleias e reuniões sistemáticas com os trabalhadores, com a participação do núcleo, para a revisão do plano de carreira. Após esse intenso trabalho de discussão com a categoria de forma democrática e participativa, os trabalhadores aprovaram a contraproposta elaborada pelo sindicato.

Dentre os pontos de reivindicação da pauta específica da categoria, estão:

·         Redução do ciclo de interstício para fins de progressão por mérito;

·         Implantação da promoção vertical com criação das classes B e C e posicionamento a partir do nível 2;

·         Ampliação de 4 para 6 níveis, incorporando os cursos somatórios de 360 horas;

·         Concessão de Abono de Estímulo à fixação Profissional, conforme área de atuação e a unidade de lotação com indicadores territoriais de vulnerabilidade, como já ocorre com a Política de Saúde;

·         Gratificação para Cargo de Técnico de Apoio à gestão para os analistas lotados no nível central e nas unidades administrativas;

·         Carga horária de 30 horas estendidas aos APPS das outras especialidades/formações que possuem a mesma natureza do trabalho que os Assistentes Sociais e Psicólogos, na provisão de serviços das políticas públicas, que ofertam atendimento à população vulnerável e em territórios de risco;

·         Vale lanche para os Analistas de Políticas Públicas com jornada de 30 horas no valor de ¼ do valor do vale alimentação;

·         Gratificação por metas no valor de R$ 1.000, cujo desempenho coletivo resulte na superação de metas;

·         Progressão por nível ao servidor, caso obtenha de modo consecutivo três resultados superiores a 90% da nota da avaliação de desempenho;

·         Auxílio saúde para custeio de despesas do servidor no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) em função de adoecimento por trabalho.

Na ocasião, o SINDIBEL informou sobre a Campanha Salarial 2019 e sobre o processo de negociação das pautas específicas de cada categoria.  Foi ressaltada, ainda, a importância da mobilização da categoria durante o processo de negociação com o governo.