SINDIBEL convoca: MOBILIZAÇÃO DA ENFERMAGEM NESTA SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO

Categoria luta pela redução da jornada de trabalho de 40 horas semanais para 30 horas e instituição de piso salarial nacional

Os servidores públicos municipais da enfermagem da Prefeitura de Belo Horizonte vão paralisar suas atividades nesta sexta-feira, 17 de maio, em adesão ao Dia Nacional de Valorização e Lutas da Enfermagem. Profissionais de todo o país estarão nas ruas da capital mineira em luta pela jornada máxima de 30 horas semanais e pela instituição de piso salarial nacional para a categoria. A concentração será às 9 horas na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, com passeata rumo à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde irá ocorrer Audiência Pública, às 14h30, para tratar sobre os interesses da categoria.

Para a enfermeira e diretora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (SINDIBEL) Andréa Hermógenes Martins, o profissional da enfermagem precisa ser mais valorizado. “Não temos um salário adequado ao tamanho das atribuições e responsabilidades. Lutamos por um reconhecimento profissional há tempos e precisamos de um salário digno que valorize o papel do enfermeiro dentro das unidades”, afirma.

De acordo com a Andréa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda jornada de trabalho de 30 horas semanais para a área de saúde. “Longas jornadas estão associadas ao aumento de ocorrências adversas na saúde e ao adoecimento da classe trabalhadora e em especial as mulheres, que correspondem por 85% da força de trabalho da enfermagem”, explica.

Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam que mais de cem municípios e dez Estados instituíram a carga horária de 30 horas semanais diante da demora da aprovação do Projeto de Lei 2295/2000. O projeto tramita no congresso há 19 anos e propõe a mudança da jornada de trabalho de 40 horas para 30 horas semanais.

Categories: Notícias, Saúde