SINDIBEL participa dos lançamentos de duas Frentes Parlamentares em defesa da Enfermagem no Congresso

O SINDIBEL, representado pelo Núcleo dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e pelo Núcleo dos Enfermeiros, esteve presente nos lançamentos da Frente Parlamentar das 30 horas e da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem nesta terça-feira (20), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

As duas frentes lançadas têm por objetivo dar visibilidade e encaminhamento a projetos antigos da categoria da Enfermagem que tramitam no Congresso Nacional, como a jornada de 30 horas semanais sem a redução dos vencimentos, o piso salarial, a aposentadoria especial e o descanso digno.

De acordo com Andrea Hermógenes, diretora do SINDIBEL, os núcleos da Enfermagem estão fazendo história dentro do sindicato. “Temos a participação expressiva da categoria, com disposição e compromisso nas realizações das atividades. Com essa união, só temos a avançar”, enfatizou.

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, agradeceu a todos os que estiveram presentes e ressaltou que a Enfermagem é a profissão base para Sistema Único de Saúde (SUS), representando mais de 60% dos profissionais de saúde do Brasil. “Precisamos de um tratamento diferenciado pelo Governo brasileiro.”

O deputado federal de Rondônia e presidente da Frente Parlamentar das 30 horas, Mauro Naziff, demostrou preocupação com a aprovação dos projetos das Enfermagem. “Essa luta pelas 30 horas na Enfermagem é antiga. O projeto teve início aqui na casa em 2000 e até hoje aguarda aprovação”, disse o parlamentar.

O presidente da Frente Parlamentar mista da Enfermagem, deputado federal do Ceará Célio Studart, ressaltou estar do lado certo. “A Enfermagem não falta ao País, mas o País falta à Enfermagem”, disse. “Os profissionais de Enfermagem atuam sem um salário digno, em condições precárias e insalubres, mesmo assim, não perdem a coragem e a bravura na hora de salvar vidas.”

Além do lançamento das frentes, a pressão dos trabalhadores presentes em Brasília garantiu também a realização de uma reunião com o deputado federal do Rio de Janeiro e Presidente da Câmara Rodrigo Maia para debater as principais demandas da Enfermagem. Maia considerou as reivindicações da Enfermagem válidas e prometeu analisar as pautas expostas pelos parlamentares e entidades.

Categories: Notícias, Saúde