Núcleo de Saúde Mental do SINDIBEL discute demandas da categoria com Coordenação

Na manhã do dia 23 de agosto, o núcleo de Saúde Mental do SINDIBEL se reuniu com o Coordenador da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando de Siqueira Ribeiro. Na ocasião, foram apresentadas as pautas de reivindicações específicas definidas em Assembleia da Saúde Mental, sobre as quais recebemos as seguintes informações:

1. Redimensionamento: após estudos da Coordenação de Saúde Mental e de uma empresa especializada contrata pela PBH, o assunto está na Subsecretaria de Gestão de Pessoas para decisão final.
  2. Equipes completas: a PBH autorizou a reposição para todas as equipes de plantão na urgência.
  3. Plantões extras: PBH encaminhou Projeto de Lei 818/19 para autorizar plantões extras ao longo de toda a semana e garantir pagamento de vale transporte e vale refeição nesses plantões. O SINDIBEL está avaliando o PL e monitorando sua tramitação na Câmara de Vereadores.
  4. Inclusão de enfermeiros/técnicos superiores nos plantões noturnos: reforçamos a reivindicação de manter enfermeiro supervisor presencialmente nos plantões noturnos. Com a abertura do SUP 2 no CERSAM AD Noroeste, serão 4 enfermeiros supervisores nos plantões noturnos. Assunto continua em debate.
  5. Participação do nível médio nas reuniões de equipe: Coordenação de Saúde Mental defende e orienta participação de toda a equipe. Cobramos também ações de educação permanente para toda a equipe, incluindo servidores do nível médio.
  6. Segurança nas unidades de saúde: é importante os servidores seguirem o fluxo de abordagem aos episódios de violência da MeSUS e preencher as fichas de notificação. O Coordenador de Saúde Mental vai reforçar solicitação com Gerentes dos CERSAM. A instalação de câmeras de segurança nos CERSAM’s estão ainda em avaliação.

Para avaliação mais detalhada das informações, definições de novas ações e composição do Núcleo da Saúde Mental, convocaremos uma nova Assembleia da Saúde Mental para o dia 26/09, quinta-feira, às 14h. Fiquem atento aos canais de comunicação do SINDIBEL para a convocação! Quem luta, conquista!

Categories: Saúde