Diretores do SINDIBEL são eleitos para a direção da CUT-MG

Andrea Hermógenes e Bruno Pedralva, ambos diretores do SINDIBEL, foram eleitos para a direção da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-MG), no mandato 2019-2023. A plenária aconteceu no sábado (30), durante o 13º Congresso Estadual – CECUT/MG, em Ouro Preto.

Andrea Hermógenes assume a Secretaria de Organização e Política Social, na diretoria executiva da entidade, e Bruno Pedralva será diretor estadual da CUT-MG. O evento foi coordenado por Beatriz Cerqueira, presidente da Central por dois mandatos e atualmente deputada estadual pelo PT, e contou com a participação de Sérgio Nobre, eleito presidente da CUT Nacional, em outubro.

O novo presidente da CUT-MG é o eletricitário Jairo Nogueira Filho, que foi secretário-geral nas duas últimas gestões. “A eleição aconteceu da forma mais democrática e chapa representa uma grande renovação, com inclusão de todos os setores da base CUTista. Os sindicatos e entidades entenderam e a CUT também entendeu que estamos num momento em que só a união, um grande  plano de lutas, com estratégias e táticas bem construídas e muita disposição para luta nos darão condições de enfrentar esta conjuntura e para dar continuidade  e fortalecer o trabalho que vem sendo realizado pela Central, em especial nos dois mandatos em que a Beatriz Cerqueira esteve à frente da CUT-MG, com quem, sempre vou repetir, aprendi muito. E com uma Direção que tem tudo para muito aprendi”, disse Jairo Nogueira Filho.

Emocionada, Beatriz Cerqueira se despediu da presidência da CUT-MG. Ela foi a primeira mulher a assumir o cargo no Brasil e fez um resumo dos sete anos à frente da Central. “Desejo, fraternalmente, saúde e afetividade. Cuidemos umas das outras e uns dos outros. Isto faz falta no movimento sindical nos tempos em que estamos. Nossa gestão, à luz das fotos que fizemos no final do primeiro dia, buscou a valorização das Regionais. Quiçá teremos mais Regionais. Outras regiões têm capilaridade para cumprir a tarefa de organização da classe trabalhadora. Mas, saúde é importante nesta conjuntura. O nosso propósito é a luta de classe. Não podemos nos esquecer que a gente não se representa. Não podemos titubear, temos que gastar toda a energia para enfrentar um governo ilegítimo. Estamos em Minas e não podemos nos esquecer de fazer o enfrentamento com o governo. Temos que impedir que Bolsonaro e Zema destruam tudo o que temos”, disse Beatriz Cerqueira.

DIRETORIA EXECUTIVA 2019/2023

Presidência: Jairo Nogueira Filho (Sindieletro-MG)

Vice-presidência: Francisco Pereira dos Santos (Sindicato dos Metalúrgicos de Pouso Alegre)

Secretaria-geral: Lourdes Aparecida de Jesus (Sind-UTE/MG)