Avanço na luta pelos EPIs

Após discussões do SINDIBEL com a SMSA e denúncias de irregularidades realizadas pelo Sindicato à imprensa e à Justiça, a PBH divulgou nova Nota Técnica COVID-19 nº 19/2020 detalhando orientações de utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os profissionais, além de recomendar o uso para todas as equipes de apoio e profissionais da Enfermagem.

O SINDIBEL considera como fundamentais as parcerias realizadas com o Coren-MG e o CMSBH para alcançar as medidas.

Sobre as máscaras cirúrgicas, item mais crítico, o SINDIBEL destaca os seguintes pontos do item 2.1 da Nota Técnica 19:

– “As máscaras (cirúrgicas) devem ser utilizadas para evitar a contaminação do nariz e boca do profissional por gotículas respiratórias, quando este atuar a uma distância inferior a 1 metro do paciente com sintomas respiratórios (precaução para gotículas) e quando houver risco de exposição do rosto do profissional com sangue, secreções corporais, excreções e outros (precaução padrão). Considerando o contexto pandêmico do COVID-19, neste momento a máscara cirúrgica deve ser usada durante a assistência e/ou atendimento de todos os usuários, independentemente da presença de sintomas respiratórios.”

– “Substituir a máscara a cada 4 horas de uso contínuo quando úmida ou quando apresentar sujidade visível”

Trata-se, portanto, de uma vitória para a saúde e segurança dos trabalhadores do SUS-BH!

Contudo, além da orientação geral da SMSA, é fundamental que os EPIs cheguem em quantidade e qualidade suficiente em cada local de trabalho. Caso isso não ocorra, o servidor e a servidora devem acionar o Sindicato.

Categories: Notícias, Saúde