95 profissionais de Saúde do SUS em Belo Horizonte estão infectados por COVID-19

Os dados sobre profissionais dos serviços próprios do SUS-BH confirmados com a COVID-19 divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de BH ontem (22), por meio do Boletim Epidemiológico 44, estão subdimensionados.

Em monitoramento contínuo realizado pelo SINDIBEL junto aos trabalhadores, obtivemos o número de 95 profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus. O dado é preocupante, visto que até o dia 12 de maio, apenas 12 trabalhadores dos Centros de Saúde, UPA’s, SAMU e Hospital Odilon Behrens testaram positivo.

Ou seja, nos últimos 40 dias, 83 novos casos foram registrados entre os trabalhadores, um aumento de 7 vezes desde o início da reabertura do comércio em Belo Horizonte e Região Metropolitana.  Desses, quatro profissionais precisaram de internação hospitalar, sendo dois no CTI.

Cabe destacar a situação preocupante da UPA Norte, que já contabiliza 9 casos, sendo 7 somente nos últimos 30 dias, e dos Centros de Saúde Trevo e Carlos Chagas, que já tem mais de 5 casos. Ambos estão sendo considerados como situações de surtos locais.

O motivo principal da subnotificação é a não realização de testes para todas as categorias. Outro motivo é que alguns profissionais apresentaram sintomas, mas não foram testados pela SMSA e acabaram pagando por testes particulares, que não são contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA). Nesse quadro, incluem-se principalmente Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate a Endemias, dentistas e até gerentes de unidades de saúde. Mesmo os dados levantados pelo SINDIBEL não contabilizam a totalidade dos profissionais que testaram positivo.

O Sindicato estima que 200 profissionais possam ter tido contato com o coronavírus nos Centros de Saúde da cidade, analisando os dados da pesquisa da SMSA e levando em consideração o total de profissionais da rede que participaram da pesquisa.

Destacamos que evitar surtos e transmissão entre profissionais de saúde é uma estratégia fundamental para evitar a expansão da doença entre toda a população. Por isso, o Sindibel reivindica da PBH:

– ampliar a testagem para trabalhadores de todas as categorias profissionais do SUS-BH;

– publicação de Nota Técnica com ações para afastamento, monitoramento e testagem de profissionais quando colegas de trabalho são confirmados com COVID-19.

– adoção das recomendações do Ministério da Saúde para afastamento preventivo de profissionais com suspeita ou confirmação da COVID-19, assim como para trabalhadores contactantes domiciliares de pessoas com suspeita ou confirmação da doença

– a PBH não afasta profissionais de saúde que vivem no mesmo domicílio de pessoas confirmadas!

Em resumo, a avaliação do Sindicato é que todos esses indícios levam a crer que a situação da pandemia está muito mais grave do que parece. É fundamental que a PBH fortaleça as medidas de prevenção à expansão da COVID19 em BH, com orientações educativas à população e adoção de medidas mais contundentes de isolamento social.

Categoria ProfissionalLocal de TrabalhoTOTAL
Centro de SaúdeUPASAMUHOBCERSAM
Agente Comunitário de Saúde6    6
Agente de Combate a Endemias1    1