Medidas de prevenção ao COVID-19 entre os trabalhadores da saúde

Em função do aumento importante do número de profissionais da saúde infectados em Belo Horizonte,  as diretorias do SINDIBEL e do SinMed-MG realizaram reunião, em caráter de urgência, com o Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de BH na última quarta-feira, 10 de junho. Foram apontadas as necessidades de adequação das medidas de prevenção ofertadas pela SMSA/PBH.

A SMSA informou que, na próxima semana, irá tomar as seguintes medidas:

1) Ampliar a testagem para todas as categorias profissionais quando apresentarem quaisquer sintomas de síndrome gripal (aguardam apenas a chegada de cotonetes especiais para fazer o Swab para coletar amostras respiratórias);

2) Publicar Nota Técnica com condutas diante de colegas de trabalho infectados, inclusive com realização de teste rápido em trabalhadores assintomáticos em situações de surto local;

3) Trabalhadores com contactantes domiciliares confirmados para COVID-19 serão afastados e testados com o RT-PCR

Após as discussões, o SINDIBEL ainda solicitou que a SMSA adote também outras medidas, são elas:

1) que a SMSA publique Nota Técnica com orientações para prevenção da transmissão e infecção entre trabalhadores

2) que a SMSA fortaleça a orientação: trabalhadores com sintomas respiratórios devem se afastar imediatamente (conforme orientações das Portarias SMSA 235/20 e SMPG 018/20) para evitar transmissão para colegas e usuários;

3) que a SMSA siga os critérios de afastamento do Ministério da Saúde: 14 dias se casos confirmados e até 14 dias para trabalhadores com contactantes domiciliares suspeitos ou confirmados, a depender dos resultados da testagem

4) que a Nota Técnica com condutas diante de colegas de trabalho infectados siga as recomendações da OMS e que o CIEVS possa avaliar de forma detalhada o risco de cada situação, em cada unidade

5) que a SMSA divulgue diariamente número de profissionais de saúde da PBH infectados, por categoria profissional

6) elaboração de plano de acompanhamento clínico e laboral para profissionais confirmados com a COVID-19

O SINDIBEL segue na luta para que a PBH execute todas as melhores ações disponíveis no mundo para prevenir o adoecimento e a morte dos trabalhadores do SUS-BH.

Nossa luta é por #NenhumaVidaaMenos

Categories: Orientações, Saúde