Retrospectiva SINDIBEL 2020 – 2ª parte

Dando continuidade à nossa retrospectiva de 2020, agora, fizemos um compilado das ações e lutas de destaque realizadas pelo SINDIBEL no segundo semestre do ano passado. A 1ª parte da retrospectiva, referente ao primeiro semestre, já está disponível e você pode conferir clicando aqui.

Abaixo, veja os destaques do 2º semestre de 2020:

JULHO

– SINDIBEL começa a divulgar dados de profissionais de saúde infectados com a Covid-19
– Orientações sobre como proceder se o atestado para afastamento foi recusado pela Perícia Médica , sobre a comunicação de acidente de trabalho por causa da Covid-19 e sobre ajuizamento de ações.

– Sindicato consegue, na Justiça, manter afastamento de ACS e ACE que fazem parte do grupo de risco.

– Ato em homenagem a primeiro profissional da saúde que morreu infectado pela Covid-19 em BH.

– SINDIBEL cobra implementação do protocolo de testagem de COVID-19 para os fiscais em exercício de atividades presenciais.

AGOSTO

Protesto com 1000 cruzes na Praça da Estação organizado pelo SINDIBEL em luto às então 100 mil mortes por Covid-19 no Brasil (hoje já são mais de 200 mil mortes) repercute na imprensa

– Guardas Municipais passam a ser testados para a Covid-19 sem necessidade de agendamento prévito, conquista oriunda de reivindicações do Sindicato.

– Atos em homenagem a Shirlene e Célio, profissionais de saúde que perderam as vidas para a Covid-19.

– Live do SINDIBEL com esclarecimentos jurídicos sobre o congelamento de salários e a situação dos servidores na pandemia.

– SINDIBEL encaminha proposta de projeto de lei à CMBH para que o Executivo municipal conceda um abono-Covid no valor de até R$ 1.000 aos trabalhadores da Saúde, Assistência Social, Guarda Municipal, Fiscalização, Limpeza Urbana e todos os demais que estejam exercendo trabalho presencial na pandemia.

SETEMBRO

– SINDIBEL aciona Recursos Humanos para que não se faça descontos de ACS e ACE colocados de sobreaviso por falta de EPI.

– Ato em homenagem à primeira Agente Comunitária de Saúde vítima da COVID-19 em BH.

– Sindicato realiza sua primeira eleição virtual.

– Prezando pela informação aos eleitores, Sindicato realiza sabatinas virtuais com os candidatos à PBH para informá-los das demandas dos servidores municipais.

OUTUBRO

– Ação coletiva contra decreto que mudou férias de Guardas Civis Municipais para folgas.

Ação judicial contra corte do vale-alimentação dos trabalhadores da SLU em sobreaviso.

– Em seu aniversário de 32 anos, SINDIBEL lança Prêmio de Jornalismo para reconhecer e estimular produções jornalísticas que mostram o valoroso trabalho dos servidores na pandemia.

– Sindicato entra com ação coletiva questionando compensação de férias regulamentares em folgas.

– Ação Judicial sobre vale-alimentação nas férias da SUDECAP

NOVEMBRO

– SINDIBEL realiza plenária virtual com os educadores físicos para tratar da reabertura das Academias da Cidade.

– SINDIBEL questiona o fim do pagamento do Prêmio Pró-Família aos ACE e ACS.

– Ação para garantir a contagem de tempo de serviço no período da lei do congelamento para aquisição de quinquênio, férias-prêmio e outros direitos.

– Assembleia geral da Guarda Municipal sobre processo seletivo interno

– Ação de desconto indevido de PSF pago durante gozo de férias-prêmio e licença médica.

– Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021 da Belotur

DEZEMBRO

– SINDIBEL denuncia que atendimentos por Covid-19 tem aumentado e lotado unidades de saúde

– Sindicato consegue que Justiça estabeleça prazo para PBH calcular o retroativo do piso aos ACS e ACE.

– SINDIBEL solicita 10 medidas de segurança à PBH para os servidores.

Categories: Notícias