TRABALHADORES DO SUS BH RECEBEM HOMENAGEM NA CONFERÊNCIA DE SAÚDE
- Post by: Comunicação
- 22 de julho de 2022
- Comments off
Colegas trabalhadores do SUS BH foram homenageados na Conferência de Saúde Livre, Democrática e Popular de Minas Gerais, no último sábado, 17 de julho.
Os profissionais de saúde homenageados foram representar todas as trabalhadoras e trabalhadores do SUS BH que trabalharam na pandemia da COVID-19.
Veja a história dos homenageados abaixo:
Araenes de Jesus Dias é técnica de enfermagem e trabalha há 15 anos no Centro de Saúde Padre Fernando de Melo, no SUS-BH. Araenes é homenageada representando os colegas do Centro de Saúde e de todos os demais profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde. Os profissionais do CS Padre Fernando de Melo, como todos os profissionais da APS, trabalharam de forma intensa e ativa para cuidar de todas as pessoas com suspeita e confirmação da COVID-19 e passaram a ser os grandes protagonistas desse cuidado com o início da vacinação em massa da população, em especial a partir do início de 2022. E, antes desse novo momento da pandemia, os trabalhadores do CS Padre Fernando de Melo fizeram um ato de heroísmo: na madrugada de 19 de março de 2020, uma equipe do CS passou a noite toda com um usuário no CS aguardando o SAMU para transportar o usuário para a UPA. Era uma pessoa com Síndrome Aguda Respiratória Grave e, portanto, suspeita de Coronavírus, com critério para internação. O Centro de Saúde deveria fechar às 19h, como todos os demais. Mas, naquele momento, a demanda sobre o SAMU era imensa… e ainda não havia ambulâncias e equipes suficientes. Por respeito ao usuário, ao SUS e a toda população, a equipe não se furtou de passar a noite no Centro de Saúde, de forma dedicada e abnegada. O transporte chegou somente às 6h da manhã. Vivam os trabalhadores da APS do SUS! Viva Araenes e os profissionais do CS Padre Fernando de Melo!
Carmem Isabel dos Santos é técnica de enfermagem da UPA Pampulha há 19 anos. Carmem é a homenageada representando todos profissionais de saúde das UPAs. Ao longo de toda a pandemia, Carmem atuou na linha de frente, ajudando a cuidar das pessoas que necessitavam de seus cuidados, inclusive pessoas com quadros graves de COVID. Sensível e solidária, em diversas vezes não se calou ao ver colegas sem EPIs adequados ou pessoas aguardando dias por vagas de internação e CTI, em algumas situações, sem medicações e estrutura suficiente. Solicitou apoio do Sindibel e do Conselho Municipal de Saúde por diversas vezes. No entanto, em julho de 2020, Carmem foi infectada com o vírus da COVID. Naquele momento, a ciência ainda não havia desenvolvido a vacina. Carmem passou por um longo período de internação, em um quadro grave. E infelizmente, acabou desenvolvendo complicações pulmonares da doença… Em virtude das complicações, precisou passar por um processo de readaptação funcional e ser deslocada das atividades de atendimento clínico. Carmem é uma heroína! No campo de batalha, adoeceu e ficou com sequelas. Merece todo nosso reconhecimento e admiração! Vivam os trabalhadores das UPAs do SUS! Viva Carmem!
Valdisson Sebastião Bastos é profissional da enfermagem do SAMU no SUS-BH há 13 anos. Valdisson é o homenageado representando todos profissionais de saúde do SAMU. Esses trabalhadores viveram intensamente a pandemia. Desde o início, sabiam que inexoravelmente iriam ter contato com pacientes graves e com o vírus – um vírus com grande potencial de letalidade e com consequências desconhecidas, até então. Valdisson e colegas do Núcleo do SAMU do Sindibel lutaram, então, de forma incansável. Primeiro, pelo acesso aos EPIs corretos e de qualidade. Foram os protagonistas ao denunciar a escassez e contingenciamento de máscaras de proteção, com imensa repercussão da imprensa e apelo popular para a solução do problema. Segundo, para ampliar o número das ambulâncias e das equipes de socorro. Nos momentos críticos, até seu horário de almoço foi suspenso. Com muita dedicação e parceria com o Sindibel, conseguiram melhorar a qualidade de atendimento à população e as condições de trabalho. Vivam os trabalhadores do SAMU do SUS! Viva Valdisson!
VEJA COMO FOI A HOMENAGEM NAS FOTOS ABAIXO: