TRABALHADORES DO SUS BH RECEBEM HOMENAGEM NA CONFERÊNCIA DE SAÚDE

TRABALHADORES DO SUS BH RECEBEM HOMENAGEM NA CONFERÊNCIA DE SAÚDE

Colegas trabalhadores do SUS BH foram homenageados na Conferência de Saúde Livre, Democrática e Popular de Minas Gerais, no último sábado, 17 de julho.

Os profissionais de saúde homenageados foram representar todas as trabalhadoras e trabalhadores do SUS BH que trabalharam na pandemia da COVID-19.

Veja a história dos homenageados abaixo:

Araenes de Jesus Dias

Araenes de Jesus Dias é técnica de enfermagem e trabalha há 15 anos no Centro de Saúde Padre Fernando de Melo, no SUS-BH. Araenes é homenageada representando os colegas do Centro de Saúde e de todos os demais profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde. Os profissionais do CS Padre Fernando de Melo, como todos os profissionais da APS, trabalharam de forma intensa e ativa para cuidar de todas as pessoas com suspeita e confirmação da COVID-19 e passaram a ser os grandes protagonistas desse cuidado com o início da vacinação em massa da população, em especial a partir do início de 2022. E, antes desse novo momento da pandemia, os trabalhadores do CS Padre Fernando de Melo fizeram um ato de heroísmo: na madrugada de 19 de março de 2020, uma equipe do CS passou a noite toda com um usuário no CS aguardando o SAMU para transportar o usuário para a UPA. Era uma pessoa com Síndrome Aguda Respiratória Grave e, portanto, suspeita de Coronavírus, com critério para internação.  O Centro de Saúde deveria fechar às 19h, como todos os demais. Mas, naquele momento, a demanda sobre o SAMU era imensa… e ainda não havia ambulâncias e equipes suficientes. Por respeito ao usuário, ao SUS e a toda população, a equipe não se furtou de passar a noite no Centro de Saúde, de forma dedicada e abnegada. O transporte chegou somente às 6h da manhã. Vivam os trabalhadores da APS do SUS! Viva Araenes e os profissionais do CS Padre Fernando de Melo!

Carmem Isabel dos Santos

Carmem Isabel dos Santos é técnica de enfermagem da UPA Pampulha há 19 anos. Carmem é a homenageada representando todos profissionais de saúde das UPAs.  Ao longo de toda a pandemia, Carmem atuou na linha de frente, ajudando a cuidar das pessoas que necessitavam de seus cuidados, inclusive pessoas com quadros graves de COVID. Sensível e solidária, em diversas vezes não se calou ao ver colegas sem EPIs adequados ou pessoas aguardando dias por vagas de internação e CTI, em algumas situações, sem medicações e estrutura suficiente. Solicitou apoio do Sindibel e do Conselho Municipal de Saúde por diversas vezes. No entanto, em julho de 2020, Carmem foi infectada com o vírus da COVID. Naquele momento, a ciência ainda não havia desenvolvido a vacina. Carmem passou por um longo período de internação, em um quadro grave. E infelizmente, acabou desenvolvendo complicações pulmonares da doença… Em virtude das complicações, precisou passar por um processo de readaptação funcional e ser deslocada das atividades de atendimento clínico. Carmem é uma heroína! No campo de batalha, adoeceu e ficou com sequelas. Merece todo nosso reconhecimento e admiração! Vivam os trabalhadores das UPAs do SUS! Viva Carmem!

Valdisson Sebastião Bastos

Valdisson Sebastião Bastos é profissional da enfermagem do SAMU no SUS-BH há 13 anos. Valdisson é o homenageado representando todos profissionais de saúde do SAMU. Esses trabalhadores viveram intensamente a pandemia. Desde o início, sabiam que inexoravelmente iriam ter contato com pacientes graves e com o vírus – um vírus com grande potencial de letalidade e com consequências desconhecidas, até então. Valdisson e colegas do Núcleo do SAMU do Sindibel lutaram, então, de forma incansável. Primeiro, pelo acesso aos EPIs corretos e de qualidade. Foram os protagonistas ao denunciar a escassez e contingenciamento de máscaras de proteção, com imensa repercussão da imprensa e apelo popular para a solução do problema. Segundo, para ampliar o número das ambulâncias e das equipes de socorro. Nos momentos críticos, até seu horário de almoço foi suspenso. Com muita dedicação e parceria com o Sindibel, conseguiram melhorar a qualidade de atendimento à população e as condições de trabalho. Vivam os trabalhadores do SAMU do SUS! Viva Valdisson!

VEJA COMO FOI A HOMENAGEM NAS FOTOS ABAIXO:

Categories: Notícias