CARTA DE REPÚDIO DO SINDIBEL À FALA DO PREFEITO

NOTA DE ESCLARECIMENTO – O PREFEITO ESTÁ DESINFORMADO

Em entrevista na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, fez afirmações que não são verdadeiras:

Greve política – O prefeito alegou que: “a greve dos servidores é porque está chegando o ano eleitoral”.

O prefeito esqueceu que a pauta de negociação foi apresentada no início de janeiro de 2023, que foram os representantes do prefeito que adiaram a negociação para o final do ano, chegando próximo ao ano eleitoral.

Recomposição salarial – O prefeito afirmou que: “está fazendo a recomposição integral das perdas dos servidores”.

A perda salarial acumulada de 2017 até dezembro de 2023 é de 6%, a projeção de inflação para 2024 é de no mínimo 4%. A proposta apresentada pela prefeitura foi de 5,92%, sendo 2,91% em agosto e 2,91% em dezembro de 2024, ou seja, não garante a recomposição das perdas atuais e nem do próximo ano, nessa situação o prefeito deixará uma dívida com os servidores a ser paga pelo futuro prefeito.

Receitas da prefeitura – O prefeito afirmou que “o orçamento tem déficit”.

O sindicato tem informação que as receitas vêm crescendo mês a mês, e que o gasto da prefeitura com a folha salarial está em 41% da arrecadação. Sendo que a lei de responsabilidade fiscal prevê um gasto de até 53% com o pagamento dos servidores.

PAUTAS ESPECÍFICAS

Além da negociação de recomposição salarial está em discussão pautas específicas de distorções em várias carreiras, a maioria dos servidores da prefeitura ganham salários baixos, algumas categorias foram expostas a risco de vida trabalhando sem a proteção da vacina durante a pandemia, como por exemplo: a saúde , a fiscalização, a guarda municipal, a assistência social, agentes comunitários de saúde e endemias e outros.

Contudo o tratamento da prefeitura para essas demandas é diferenciado, para uns a forma de agradecimento do prefeito foi a recusa de sequer discutir a revisão de distorções salariais, porém para outros com salários mais alto e que trabalharam em Home Office, foram contemplados com reajuste de salário aprovado em lei no ano de 2022 até agosto de 2024.

Neste caso alguns que ganham 16 mil reais por mês, já tem garantido em lei passar para 20 mil reais no próximo ano. Ao mesmo tempo, só como exemplo, um enfermeiro em Belo Horizonte, está ganhando menos do que um enfermeiro que trabalha na prefeitura de Contagem .

O Sindicato dos Servidores Públicos de Belo Horizonte repudia a fala do prefeito, ainda que seja por desinformação repassada por seus assessores e reitera o pedido para que o prefeito receba os representantes dos trabalhadores, para uma reunião de negociação em caráter de urgência.