AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO SIGRAH NO SUS

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO SIGRAH NO SUS

🔵SINDIBEL INFORMA

No dia 31/07 o Sindibel esteve presente em Audiência Pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte, convocada pelo Vereador Dr. Bruno Pedralva para debater sobre o SIGRAH, sistema que tem causado diversos problemas aos servidores e usuários do SUS.

A Coordenadora Aline Lara esteve na mesa representando o Sindibel e pontuou sobre o esgotamento dos profissionais que dependem de um sistema incompleto para realizar o atendimento aos usuários. Além da falta de continuidade da assistência, devido a morosidade do SIGRAH, que tem gerado insatisfação dos usuários e recorrentes episódios de conflito.

A Promotora de Saúde Dr. Josely Ramos Pontes, foi bem firme e categórica ao externar sua preocupação em relação ao vencimento do contrato firmado pela SMSA com a empresa MV Sistemas, que encerra em abril de 2025, sendo que o SIGRAH ainda não foi entregue de acordo com o que foi licitado e não atende a complexidade de assistência prestada pela atenção primária à saúde da rede SUS-BH.

A promotora ainda relatou que foi aberto um inquérito civil pelo Ministério Público e que nas próximas semanas serão ouvidas pessoas que estiveram envolvidas neste processo em 2019, quando o sistema foi adquirido pela SMSA.

O Vereador Dr. Bruno Pedralva informou que a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de BH também enviou denúncia ao Tribunal de Contas do Estado que também já iniciou processo investigativo. O Sindibel juntamente com o Controle Social, o legislativo na pessoa do Vereador Dr. Bruno Pedralva, o MP e o TCE não medirão esforços para que o contrato seja cumprido na íntegra, em caráter de urgência, visto que os trabalhadores e usuários do SUS-BH não podem continuar prejudicados.

Seguimos na luta! ✊

Categories: Notícias
Tagged: