O SINDIBEL SE REUNIU COM A DAPS E GEAPS PARA TRATAR SOBRE A REVISÃO DA IN23
- Post by: Comunicação
- 6 de novembro de 2024
- Comments off
🔵SINDIBEL INFORMA
No dia 31/10, as Coordenadoras do Sindibel e os representantes do Núcleo dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, reuniram-se com a gerência da DAPS, Renata Mascarenhas e equipe da GEAPS, para tratar sobre a revisão da IN23.
Foi feita uma contextualização do grupo de trabalho que está participando e suas diversas representações, o que motivou a IN23 e a sua necessidade de revisão, devido ao novo contexto pós-pandemia na atenção primária à saúde (APS).
1) Qual a contribuição a IN23 trouxe para a melhoria dos processos de trabalho e de acesso aos Centros de Saúde, considerando todos os tipos de demanda dos usuários?
2) Quais as normas contribuíram ou não foram contempladas?
3) Quais seriam as sugestões de mudança, para que a IN23 seja uma ferramenta útil na organização e melhoria do acesso?
Após a apresentação dos principais pontos que estão sendo discutidos no (GT) os membros do núcleo, conjuntamente com a coordenação do Sindibel, colocaram no centro do debate a Pré-Recepção e suas fragilidades, como: Infraestrutura física inadequada, os episódios de violência, dimensionamento de pessoal, condições de ergonomia, implantação do Thoten e os auxiliares e técnicos de enfermagem que deixam de atuar na assistência para entregar senhas.
Confira as propostas do Núcleo dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem:
- Qualificação de todos os profissionais que possam ficar na pré-recepção. Colocar quais profissionais podem ocupar este lugar e as atribuições, exceto ACS.
- Estrutura física adequada para garantir segurança e instalação de computadores para o profissional da pré-recepção.
- Monitor com som ativo para chamadas de senha, incluindo os usuários com deficiência.
- Capacitação abordando a Recepção de Novos servidores.
- Avaliação de Competência dos gestores do CS abordando se tem o colegiado gestor funcionando na unidade.
- Incremento urgente do (RH) para a enfermagem através do estudo de dimensionamento.
- Proposta do retorno do Programa Posso Ajudar.
Pontuamos que é preciso ficar claro quais são as atribuições e competência dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem na pré-recepção.
As propostas apresentadas serão encaminhadas ao grupo de trabalho e após a construção preliminar a IN23 revisada será apresentada para o Secretário de Saúde. Foi acordado com o secretário a apresentação para o Sindicato e posteriormente levarmos ao conhecimento da base.
Seguimos na luta! ✊