🔵 Plenária dos trabalhadores da saúde da CMSBH discute falta de verbas, riscos e condições de trabalho

🔵 Plenária dos trabalhadores da saúde da CMSBH discute falta de verbas, riscos e condições de trabalho

Na manhã desta quarta-feira (03/09), o Sindicato dos Servidores Públicos de Belo Horizonte (SINDIBEL) participou da plenária dos trabalhadores da saúde do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMSBH). A reunião contou com a presença da presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Ilda Alexandrino, representantes da gestão da PBH, representantes dos sindicatos e também servidores e servidoras da saúde de diversas categorias.

Durante o encontro, foram apresentados e debatidos os principais pontos de preocupação da categoria. Entre eles, estiveram em destaque:

  • Repasse insuficiente das verbas destinadas à saúde, que impacta diretamente a qualidade da assistência prestada à população;
  • A discordância dos trabalhadores em relação aos cortes propostos pela PBH como forma de reduzir gastos na saúde;
  • Os riscos aos profissionais diante da proposta de retirada da guarda municipal dos centros de saúde a partir de dezembro e não ter ma proposta efetiva por parte da PBH de como ficará a segurança dos trabalhadores;
  •  A baixa qualidade dos insumos fornecidos à rede SUS, especialmente na área de odontologia, o que compromete os atendimentos e tratamentos realizados;
  • A insatisfação com a qualidade dos uniformes e EPIs disponibilizados aos servidores, que não atendem às necessidades básicas de segurança e conforto;
  • A falta de insumos básicos que são imprescindíveis para prestar assistencia aos usuários.

A plenária foi considerada de grande relevância para que a gestão municipal pudesse ter contato direto com a realidade vivida pelos trabalhadores da base.

Esse espaço permitiu que os trabalhadores demonstrassem sua indignação com a situação atual e que os gestores pudessem, de forma mais clara, compreender as dificuldades enfrentadas diariamente por aqueles que estão na linha de frente da saúde pública de Belo Horizonte.

Como encaminhamento, ficou definido o fornecimento de maiores esclarecimentos por parte da gestão municipal aos trabalhadores e ao sindicato sobre todos os temas citados.

O SINDIBEL acompanhará de perto cada pauta, cobrando respostas e medidas concretas para garantir melhores condições de trabalho aos servidores e qualidade no atendimento e assistência à população de Belo Horizonte.

Categories: Saúde
Tagged: ,