🔵 Sindibel cobra recomposição da equipe do PAEFI Venda Nova em reunião com a Gestão do SUAS

🔵 Sindibel cobra recomposição da equipe do PAEFI Venda Nova em reunião com a Gestão do SUAS

Nesta quarta-feira, dia 03/09/25, a coordenação do SINDIBEL se reuniu com a subsecretária de Assistência Social, Luana de Souza, com o diretor regional de Assistência Social, Edson Pereira, e com servidores do PAEFI Venda Nova. Dentre os pontos discutidos estavam o quantitativo de técnicos insuficientes para atender à alta demanda do território para este serviço, o que tem gerado sobrecarga de trabalho e impactado a saúde mental do trabalhador.

Os técnicos pontuaram que a fila de espera que aguarda inserção teve um aumento significativo, de 80 para 200 casos, e que existe uma cobrança para encerramento dos acompanhamentos sem a devida retaguarda. Foi destacado pelos servidores que a falta de corpo técnico suficiente impacta na assistência às famílias, ocorrendo situações em que os casos demandam um período de até quatro meses para serem inseridos.

A gestão informou que o parâmetro para o quantitativo de profissionais é a NOB-RH/SUAS, que precisa ser atualizada, além da necessidade de parametrização com indicadores por regional. Ressaltou que o chamamento do último concurso foi realizado para preenchimento de vagas nos CREAS, sendo que alguns critérios adotados foram a demanda reprimida e a fila de espera. Venda Nova está entre as regionais que mais apresentam situações de violações de direitos.

A gestão ressaltou que há um processo histórico de necessidade de aprimoramento do diálogo e que, pós-pandemia, houve um aumento de situações de violações de direitos, o que tem demandado maior quantitativo de RH e a necessidade de readequação dos quadros técnicos.

A subsecretária informou que tem estabelecido diálogo com o RH central, com a SMPOG e com o MDS para tratar da demanda de recursos humanos no SUAS. Dentre as estratégias apresentadas está o chamamento via processo seletivo simplificado para situações previstas em lei e a nomeação de servidores aprovados no concurso público.

O SINDIBEL cobrou retorno em relação à recomposição da equipe. A gestão assumiu compromisso de fazer levantamento junto ao RH central referente à demanda de técnicos para o PAEFI.

Categories: Administração
Tagged: