Encontro de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem ressalta a importância da profissão para o país
- Post by: Comunicação
- 10 de dezembro de 2019
- Comments off
Capacitar e promover a troca de experiências entre os profissionais de enfermagem foram alguns dos resultados do 11º Encontro Mineiro De Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Emita) realizado em Belo Horizonte entre os dias 2 e 6 de dezembro.
O SINDIBEL foi um dos apoiadores do encontro, que foi encerrado com uma sessão de homenagens. Em reconhecimento aos relevantes 27 anos de serviços prestados à sociedade mineira, a auxiliar de enfermagem e diretora do SINDIBEL, Elizabeth Augusta Figueiredo, foi uma das condecoradas.
“Estar aqui hoje é uma honra muito grande, e reforça em mim o sentimento de luta por avanços e melhorias para nossa categoria, para que nós profissionais da enfermagem (auxiliares e técnicos) sejamos reconhecidos profissionalmente com piso salarial digno, carga horária adequada e melhores condições de trabalho”, disse.
Técnica em enfermagem e vice-presidente do SINDIBEL, Ilda Alexandrino também participou do encontro, que ocorreu simultaneamente ao 2º Congresso Nacional de Especialidades Técnicas (CNETENF) e ao 7º Congresso Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conaten).
“Achei de suma importância BH ter sediado este encontro, que deixa como resultado o empoderamento da enfermagem brasileira. Discutir os rumos da enfermagem diante das políticas públicas e sociais nos ajuda também a assumir nossa identidade profissional. Saímos daqui fortalecidos”, pontua.
Enfermagem é a maior categoria profissional na área da saúde
A diretora do SINDIBEL Andrea Hermógenes lembra que os profissionais de enfermagem formam a segunda maior categoria profissional do país e a primeira na área da saúde, sendo, portanto, essenciais para a população brasileira.
“É preciso, então, que os trabalhadores e toda a sociedade entendam a importância dessa categoria e se mantenham unidos para que, de fato, ocorra uma valorização e reconhecimento dessa profissão que é tão importante para a saúde do povo brasileiro”, comenta.
No evento, ela palestrou sobre a importância da luta constante da categoria para a conquista de melhorias para a profissão. Também destacou a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem e convidou os presentes para uma audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte, em fevereiro, quando serão discutidas melhorias para a categoria.
“Que a categoria se mantenha unida e, em 2020, se posicione politicamente para que as candidaturas a prefeito e vereadores tenham um olhar voltado ao fortalecimento e reconhecimento desta categoria essencial para os brasileiros”, conclui.