Novas informações sobre o Programa Saúde na Hora em BH

Na manhã dessa quarta-feira, 2 de outubro, foi realizada a Plenária de Trabalhadores do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMSBH) com a presença de diretores do Sindibel e dezenas de trabalhadores representantes das Equipes dos Centros de Saúde do SUSBH.  A plenária contou também com a presença da presidenta do CMSBH, Carla Anunciatta. A gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) foi representada pela Diretora de Assistência, Renata Mascarenhas.

Entre os diversos pontos debatidos, destacamos que a gestão apontou os seguintes critérios para escolha de qual Auxiliar ou Técnico de Enfermagem deverá permanecer na Equipe de Saúde da Família:

– 1º critério: Técnicos e Auxiliares de Enfermagem concursados para a Saúde da Família na jornada de 40h semanais (concursos de 2011 e 2014);

– 2º critério: efetivos terão prioridade de escolha;

– 3º critério: cumprimento das atribuições previstas na Política Nacional de Atenção Básica.

Além disso, foi informado que nenhuma Equipe de Saúde Bucal (ESB) será descredenciada da Saúde da Família no Ministério da Saúde. No entanto, nas unidades com 3 ESB, o Ministério da Saúde autorizou a habilitação de apenas 2 ESB no Programa Saúde na Hora. Essas duas ESB deverão se organizar para atendimento durante as 12h de funcionamento da UBS.

Ao final, a plenária solicitou à gestão que seja publicado um documento oficial da SMSA com as diretrizes para reorganização das unidades para adesão ao Saúde na Hora. Reforçamos que continuamos na luta para um novo Plano de Segurança, retorno dos porteiros, aumento do número de equipes, agilidade nas reposições para manter equipes completas e realização do Concurso Público.

Categories: Saúde