🔵 Sindibel participa de reunião para discutir sobre processos e condições de trabalho no Serviço de Medidas Socioeducativas
- Post by: Comunicação
- 16 de dezembro de 2025
- Comments off
Na última terça feira, dia 09/12, a coordenação do Sindibel e representantes dos trabalhadores do Serviço de Proteção Social aos adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas, reuniram-se com a Subsecretária de Assistência Social, Luana de Souza, para discutir processos e condições de trabalho.

Dentre os pontos tratados estavam o fortalecimento de espaços de diálogos com os trabalhadores, momentos de construção coletiva dos processos de trabalho, da necessidade de contextualização das MSE no contexto da política pública de Assistência Social e da atuação da rede socioassistencial na situação do adolescente autor de ato infracional.
Foi apontado ainda que, após a pandemia, houve uma diminuição do quantitativo de adolescentes que chegavam ao Serviço, somado a um contexto de elevada violência nos territórios. Entretanto, atualmente, percebe-se uma entrada significativa de casos nas nove regionais de BH, chegando a causar fila de espera.
Foi destacada ainda a redução significativa do número de técnicos que implica em um recuo da oferta da política de Assistência Social e a falta de parâmetros claros para o dimensionamento interno das equipes dos Creas. Quanto aos processos de trabalho foi ressaltada a interrupção das supervisões de casos em acompanhamento, articulação com Orientadores Sociais, a necessidade de garantia de participação dos técnicos em oficinas e comissões. As trabalhadoras presentes destacaram a importância de um acompanhamento qualitativo junto ao público para além da perspectiva quantitativa e das especificidades do serviço, que apresenta um viés de proteção social e garantias de direitos, mas também um caráter sancionatório e de responsabilização do adolescente. Outros pontos tratados foram a necessidade do cuidado da gestão em relação aos serviços que compõe o CREAS, considerando as respectivas especificidades, e a necessidade de se ter uma política de cuidado com a saúde mental dos trabalhadores.
A gestão informou que tem obtido retorno das gerências e que está atenta a necessidade de ampliação das equipes para os serviços que compõe o SUAS e da importância do fortalecimento dos espaços de diálogo com os trabalhadores, assim como o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social. Destacou que foi solicitada a ampliação da equipe, que está em curso um estudo do dimensionamento da equipe do CREAS e de um trabalho de articulação com a Secretaria de Educação para incorporação de pedagogos, conforme previsto no SINASE, além de ações para qualificação do serviço, da equipe e da gestão.
O Sindicato segue acompanhando a situação e cobrou a efetivação dos espações de diálogo, bem como a construção coletiva dos processos de trabalho.
SINDIBEL – Quem luta, conquista! ✊🏿✊🏾✊🏼
