Casos confirmados de COVID-19 entre trabalhadores do SUS-BH

Casos confirmados de COVID-19 entre trabalhadores do SUS-BH

Entre 18 de março e 12 de maio, 12 trabalhadores do SUS-BH tiveram infecção confirmada de COVID-19: 5 em Centros de Saúde, 4 no HOB/HMDCC e 3 em UPAs. Mas, nas últimas 3 semanas, há sinais de aumento no número de colegas infectados. Conforme notas já divulgadas anteriormente, o SINDIBEL solicitou à SMSA/PBH:

1) Ampliar a testagem para trabalhadores do SUS-BH de todas as categorias;


2) Adoção das recomendações do Boletim Epidemiológico 7 do Ministério da Saúde: afastamento e testagem de trabalhadores contactantes domiciliares de pessoas suspeitas ou confirmados pela COVID-19; afastamento de, no mínimo, 14 dias dos trabalhadores com diagnóstico confirmado.

Além disso, o Sindicato revisou as recomendações científicas internacionais e dialogou com especialistas independentes. Por isso, solicitamos à SMSA:

Construção de uma Nota Técnica com procedimentos de monitoramento e, se necessário, afastamento e testagem de profissionais de saúde expostos a usuários ou colegas de trabalho confirmados para a COVID-19.

Reconhecemos a gravidade da COVID-19 e os esforços da PBH pelo isolamento social, a principal forma de prevenção da doença. Mas, não vamos medir esforços para garantir a máxima proteção para a saúde dos trabalhadores da PBH, com a meta de “Nenhuma Vida a Menos!”

Categories: Saúde