SINDIBEL lamenta a morte do primeiro profissional de saúde do SUS-BH vítima da Covid-19

O SINDIBEL lamenta a morte do técnico de enfermagem Gerônimo Batista Pires, de 53 anos, que trabalhava na UPA Barreiro. Ele é o primeiro servidor da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte que faleceu vítima da Covid-19 e não resistiu após três semanas internado em CTI.

A morte de Gerômino indigna a todos os trabalhadores e trabalhadoras do SUS-BH, em especial os da UPA Barreiro, onde o técnico de enfermagem estava no plantão caótico do último dia 28 de junho. Naquele dia, mais de oito pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus aguardavam por mais de 12h por uma vaga em CTI.

Gerônimo foi sepultado em Teófilo Otoni, cidade onde reside a sua família. O SINDIBEL manifesta solideriedade aos entes queridos, amigos e colegas de trabalho, e convida todos os profissionais de saúde e a população a fazer um ato com um minuto de silêncio em frente a UPA Barreiro, nesta terça-feira, às 11h. O atendimento de urgência e emergência não será afetado.

A morte de Gerônimo se soma a luta por melhores condições de trabalho que os trabalhadores na linha de frente de enfrentamento à Covid-19 necessitam. O SINDIBEL possui relatos de dezenas de unidades de saúde com surtos locais e centenas de casos nas UPAs da cidade.

A UPA Barreiro possui apenas dois respiradores mecânicos e uma sala de emergência com apenas seis leitos. O Sindicato reivindica que o Hospital de Campanha do governo do Estado seja colocado em funcionamento para desafogar as UPAs e receber os pacientes com suspeita de Covid-19.

Gerônimo, presente!

Categories: Notas Oficiais, Saúde