PBH informa criação de complemento temporário e SINDIBEL continua na luta pela valorização dos profissionais da saúde

PBH informa criação de complemento temporário e SINDIBEL continua na luta pela valorização dos profissionais da saúde

A Prefeitura de Belo Horizonte informou ao SINDIBEL sua decisão de criar um “complemento temporário” apenas para técnicos e auxiliares de enfermagem em contratos administrativos temporários. O argumento principal é que os salários desses profissionais estão defasados em “relação ao mercado” e, por isso, estão com dificuldades de manter escalas e equipes de enfermagem completas.

Confira a decisão da PBH:

  • equiparar o salário base de técnicos e auxiliares de enfermagem ao salário base do nível 1 (um) da carreira do cargo;
  • pagar o valor integral do abono de urgência para técnicos e auxiliares de enfermagem lotados nos serviços de urgência;
  • o pagamento será a partir de junho, no contracheque de julho.


    O SINDIBEL destaca que tem feito lutas em todas as esferas possíveis (nas negociações junto à SMSA/PBH, na Câmara de Vereadores, na Justiça e na Imprensa) pela valorização de todos os profissionais de saúde e na defesa do Concurso Público.

    Como frutos dessas lutas, destacamos a Lei Municipal 11.175/ 2019 que obriga a PBH a fazer concurso público se cargos efetivos estão ocupados por contratos por mais de 6 meses e a realização do Concurso Público da Saúde e da Seleção Pública de ACS, com provas no dia 25 de julho de 2021.

    Convidamos a todas e todos para se somarem pela Valorização dos Profissionais e da Carreira da Saúde. Estamos na luta por reajuste, recomposição das perdas (inclusive as perdas pelo aumento de alíquota da previdência), abono COVID, piso salarial e todas as demais reivindicações aprovadas para nossa Campanha Salarial 2021.
Categories: Saúde, Sem categoria