Conheça a luta dos trabalhadores da SMASAC para serem incluídos no plano de vacinação

Nessa quinta-feira, 13 de maio, o SINDIBEL e os trabalhadores e trabalhadoras da Assistência Social, Segurança Alimentar e Direito e Cidadania (vinculados à SMASAC) realizaram uma carreata no Centro de Belo Horizonte, partindo da secretaria até a Secretaria Municipal de Saúde. Estes servidores também estão na linha de frente no combate à Covid-19 por serem considerados serviços essenciais.

A categoria pleiteia a inclusão no Plano de Vacinação. Mais de um mês após a SMSA dar a entender a inclusão dos garis, fiscais de controle urbanístico e ambiental e trabalhadores da SMASAC no Plano Municipal de Vacinação, estas categorias permanecem fora de qualquer previsão para serem vacinadas

Os trabalhadores estão se sentindo enganados diante do fato de que apenas foi feito um cadastro. Porém, após a cobrança de explicações, a SMSA esclareceu que ainda está aguardando um posicionamento do Ministério da Saúde autorizando a inclusão.

A principal justificativa da pasta é que o município não sabe se tem ou não poder discricionário para tomar a decisão sem o aval do Ministério. Contudo, o que gera mais revolta entre os trabalhadores é que vários outros municípios, inclusive capitais, já estão vacinando fiscais e trabalhadores da Assistência Social, provando que há, sim, poder discricionário do município.

Durante o ato, o SINDIBEL cobrou a inclusão imediata dos trabalhadores no plano de vacinação e, junto à categoria, fez pressão para que o poder público assuma a sua responsabilidade pela proteção e a vida dos servidores.