SINDIBEL e SUGESP discutem teletrabalho

Nesta segunda-feira (21) o SINDIBEL participou de reunião com a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGESP) para discussão do teletrabalho. O sindicato tem atuado na defesa e na luta por melhores condições de trabalho seja na modalidade presencial, remota ou híbrida. Nesse sentido o sindicato elencou vários pontos junto a gestão, conforme ofício enviado, que precisam ser considerados no teletrabalho, dentre eles o aumento de despesas do servidor; o excesso de demandas, a disponibilização de equipamentos e recursos para o teletrabalho (internet, computador, chip com créditos suficientes para atendimento às demandas); medidas compensatórias de caráter indenizatório para gastos que o servidor tenha para adequação do espaço para atendimento as requisições próprias da natureza do trabalho; normativas e regramentos quanto a organização do teletrabalho como critérios para que o servidor seja inserido nessa modalidade; garantia de ergonomia; planejamento transparente da organização dos processos de trabalho; estabelecimento de critérios, em conformidade com os princípios da administração pública, para inclusão em teletrabalho de forma permanente, híbrida ou presencial, dentre outros pontos.

A SUGESP informou que está elaborando um estudo com dimensionamento do teletrabalho para avaliação da continuidade deste, assim como a forma presencial e híbrida. Esse estudo será construído pela (SUGESP / SMPOG) com regramento geral. Posteriormente as secretarias temáticas deverão manifestar interesse com justificativa para implantação da modalidade remota. Esse processo levará em consideração o interesse do trabalhador, a necessidade da unidade de lotação, bem como da natureza do serviço. Possuirá como foco a manutenção da produtividade o não aumento de despesa.

O SINDIBEL cobrou a necessidade da participação da entidade representativa dos trabalhadores nessa construção, assim como um cronograma / planejamento de reuniões. A subsecretaria comunicou que os sindicatos serão incluídos nesse processo de construção.

Categories: Notícias
Tagged: