POSIÇÃO DO SINDIBEL SOBRE A INTERDIÇÃO ÉTICA DOS CERSAMs ANUNCIADA PELO CRM-MG

O SINDIBEL (Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de BH), sindicato que representa os servidores públicos municipais em todos os serviços de saúde da PBH, manifesta sua posição de repúdio diante da proposta de interdição ética dos CERSAMs pelo Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG).

Destacamos que os CERSAMs de BH, outros serviços do SUS-BH (como as UPAs), apresentam problemas estruturais e o Sindibel vem cobrando da SMSA/PBH soluções. Dentre eles, destacamos:

– problemas na estrutura física

– alimentação em quantidade e qualidade inadequadas para usuários

– falta de segurança para usuários e trabalhadores

– escalas incompletas em alguns plantões

– ausência de enfermeiros supervisores nos plantões noturnos dos CERSAMs

No entanto, apesar de dificuldades, reconhecemos que esses serviços garantem acesso de qualidade e humanizado para as pessoas em situação de sofrimento mental em BH. Os avanços obtidos pela Reforma Psiquiátrica e pela Luta Antimanicomial em BH são uma conquista democrática e fizeram de BH uma referência de cuidado em liberdade para todo o Brasil.

A interdição ética anunciada pelo CRM-MG vai agravar os problemas estruturais do CERSAM e pode deixar milhares de usuárias e usuários do SUS sem assistência médica na saúde mental do SUS-BH. E vai beneficiar empresários de clínicas e hospitais psiquiátricos privados. Além disso, vai dificultar o importante trabalho multiprofissional dos profissionais de saúde das equipes dos CERSAMs.

Nossa luta é para qualificar e melhorar os CERSAMs e os demais serviços de saúde da PBH!

#Nenhumdireitoamenos

#Nenhumserviçodesaudeamenos