INFORME DA ASSEMBLEIA DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE BH

Em assembleia da GCMBH, foi dado informe pelo Núcleo e pela direção do Sindicato da reunião de negociação. Na reunião com o Governo, foram discutidos os 7 pontos de pauta:

Pauta de reivindicações específicas dos Guardas Municipais

1.            Reenquadramento nos postos hierárquicos considerando o maior nível da tabela de progressão;

2.            Incorporação do adicional de risco;

3.            Nova regulamentação das férias prêmio com opção de compra ou gozo, sendo que, no caso de gozo regulamentação para pagamento de adicional de risco caso não tenha sido incorporado e gratificações;

4.            Pagamento do auxilio fardamento correspondente a um vencimento base inicial no nível 1 da carreira da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (valor atual R$1.984,57);

5.            Progressão por escolaridade, possibilitar a ampliação da progressão profissional a cada ascensão do servidor para posto hierárquico subsequente;

6.            Incorporação no vencimento base da GDI;

7.            Reconhecimento da aposentadoria especial para a GCMBH.

Seguindo o mesmo procedimento que vem sendo dado a todas as categorias, e de todos os Sindicatos que estão negociando com a Administração.  O governo pediu esclarecimentos pontuais sobre as propostas, e comunicou que serão realizados estudos dos impactos econômicos, com resposta em fevereiro de 2022. A principal justificativa do governo se da pela variação das finanças do município, e pela lei do congelamento, que veda reajuste e outros benefícios até dezembro deste ano.

A perspectiva do Núcleo e da direção do Sindicato, é a possibilidade de avanço em várias das reinvindicações apresentadas. Na Assembleia, considerando que a reposta para o reajuste do auxílio fardamento só virá em fevereiro de 2022, foi colocado à disposição de todos os guardas filiados a entrarem com ação judicial questionando o valor desta indenização, e a partir do próximo mês, quando será feito o pagamento referente a 2020, será divulgada nota com a lista de documentos necessários para ingressarem com a ação.

Na reunião de negociação, foi discutido a revisão do “ESTATUTO DA GCMBH”. O governo se colocou à disposição de iniciar a discussão no próximo mês, com representantes da categoria do Comando e da Secretaria de Segurança. O Núcleo e a direção do Sindicato, já divulgou uma proposta inicial com sugestão de várias alterações, E ESTÁ ABERTO EM RECEBER SUGESTÕES PARA MELHORAR A PROPOSTA DOS GUARDAS, o interessado deve procurar os representantes do Núcleo, e encaminhar por e-mail sua proposta.

Por fim, foi comunicado a realização do V congresso SINDIBEL, que irá ocorrer no dia 20 de novembro, de forma virtual, o Guarda tem direito a 20 delegados, e os interessados devem fazer inscrição pelo link abaixo: